Fim da publicidade de cerveja em horário diurno

APCV_rsNuma decisão voluntária das associadas, a Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APCV) vai abster-se de fazer publicidade em televisão e rádio, entre as 7h e as 22h30 a marcas de cerveja sem álcool e que tenham sobre a mesma “umbrella” cerveja com álcool.

A entidade que congrega as empresas cervejeiras a operar em Portugal anunciou, em nota de imprensa que, a partir do dia 24 de Setembro, «por decisão em sede de autorregulação, as cervejas sem álcool, que usam a mesma marca para cervejas com álcool, passam a ter a mesma regra que já existe na legislação, mas aplicável apenas a cervejas com álcool».

Outra medida de autorregulação implementada pela APCV envolve o envio prévio para visionamento no Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) «de toda a comunicação de marcas de cerveja com álcool nos formatos publicitários de outdoor, nomeadamente em mupis e nos tamanho 8X3, onde se inclui também a análise da mensagem de responsabilidade social “Seja responsável. Beba com moderação”», refere o comunicado. Uma medida adoptada no âmbito da implementação do Código de Auto-Regulação dos Cervejeiros Portugueses para a Comunicação Comercial.

«Com a entrada em vigor desta limitação voluntária, mais de 90 por cento do investimento publicitário das empresas cervejeiras associadas da APCV é monitorizado pelo ICAP – Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial. Um compromisso que teve início em 2007, e que tem sido constantemente alargado a novos formatos, reflexo do empenho da APCV em ter uma comunicação comercial plena de responsabilidade social que respeite a ética e promova de forma exclusiva o consumo moderado e responsável de cerveja», referem.

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