Filipe Gonçalves, CMO da Sogrape: “A IA será crucial para avaliar propostas criativas e aprofundar a personalização”
Estamos a meio de janeiro e, por isso, ainda a tempo para fazer reflexões e balanços sobre os desafios e as oportunidades que este ano trará para o marketing e a comunicação.
Com o setor em constante evolução, muitas empresas já começaram a implementar as suas estratégias, alinhadas com as tendências emergentes e a rápida transformação tecnológica.
2024 destacou-se pela consolidação da inteligência artificial como uma peça-chave nas campanhas publicitárias e nas estratégias de marketing, reconfigurando a forma como as marcas interagem com os consumidores. No novo ano, 2025, a grande questão será como as empresas nacionais se irão adaptar a esta nova realidade e maximizar o potencial destas ferramentas inovadoras.
Para explorar estas perspetivas, Filipe Gonçalves, Chief Marketing Officer (CMO) da Sogrape, partilha a sua visão sobre as tendências, metas e inovações que irão moldar o futuro do marketing e da comunicação no ano que teve início há 14 dias.
“Ao longo de 2024 a Sogrape continuou a acompanhar de perto a evolução da Inteligência Artificial (IA), integrando-a como um elemento para desenvolver não só as nossas estratégias de Marketing, mas também para nos tornarmos operacionalmente mais eficientes. Na Sogrape, temos inclusive uma iniciativa multidisciplinar dedicada de forma significativa a este tema, responsável por estudar os impactos da IA no setor, de forma a explorar e maximizar o potencial dessas tecnologias em todas as etapas da cadeia de valor, e, sobretudo, preparar a Sogrape para futuras mudanças.
No que diz respeito à área do Marketing, reconhecemos o potencial da IA para criar valor e transformar a forma como construímos relações mais próximas com o consumidor. Implementámos na Organização um centro de excelência de Analytics, dedicado à maximização da recolha e análise de dados, que nos oferece insights valiosos para, por exemplo, identificar tendências de consumo e antecipar a melhor forma de nos comunicarmos com os nossos clientes.
Para 2025, a nossa ambição é dar um passo ainda mais ousado, tornando a IA num elemento-chave em toda a cadeia de valor das estratégias de Marketing, dando suporte em vários campos. Atentando ao trabalho desenvolvido pelo nosso centro de Analytics, prevemos que a Inteligência Artificial desempenhe um papel ainda maior na simplificação da análise de resultados, com a introdução de modelos preditivos que não só avaliem o impacto das campanhas em tempo real, mas também forneçam insights valiosos para otimizar decisões futuras.
Paralelamente, a IA será crucial para avaliar propostas criativas e aprofundar a personalização. Queremos, cada vez mais, oferecer uma experiência mais imersiva e relevante aos consumidores, com mensagens e campanhas ajustadas às preferências individuais, e estamos certos de que o suporte dado pela Inteligência Artificial será crucial para surpreender com propostas criativas e relevantes.
Acima de tudo, o nosso foco continuará a ser integrar estas tecnologias de maneira ética e responsável, garantindo que a componente humana, que é o coração de toda e qualquer experiência, nunca se perca.“
Assim sendo, no ano que timidamente deu os primeiros passos, Filipe Gonçalves revela que a sua empresa tem os objetivos – do ponto de vista do marketing e comunicação, bem como na adoção de novas tecnologias – bem definidos.
“Para 2025, a Sogrape estabeleceu um plano de Marketing ambicioso que visa alavancar a relevância de cada uma das nossas marcas, com especial foco nos mercados internacionais. O nosso maior desafio é, efetivamente, expandir a nossa presença e impacto global, pelo que, para cumprir a nossa meta de comunicação além-fronteiras, precisaremos de uma abordagem mais focada e eficiente com suportados em processos de digitalização cada vez mais robustos e eficazes.
Um dos pilares para alcançar estes objetivos será a evolução da nossa plataforma de Consumer Insights. Com essa melhoria, pretendemos compreender melhor os consumidores e personalizar as interações com eles, oferecendo experiências mais significativas e alinhadas com as suas expectativas. Além disso, estamos comprometidos em explorar e investir em touchpoints menos tradicionais, de forma a surpreender e envolver novos públicos, garantindo uma comunicação mais criativa e inovadora.
O domínio crescente das ferramentas de IA também será uma prioridade. Acreditamos que a IA terá um papel transformador, desde a criação de campanhas altamente segmentadas e criativas, até à análise mais ágil e precisa dos resultados. Reconhecendo esse potencial, é preciso continuar a investir em grupos de trabalho que liderem estes desenvolvimentos, de forma que sejam cada vez mais parte integrante da nossa operação e, com isso, tomar decisões mais informadas e estratégias de Marketing otimizadas.
Por fim, adotaremos uma abordagem onde a qualidade se sobrepõe à quantidade, isto é, o nosso foco não será fazer mais, mas sim fazer melhor. No próximo ano, o nosso objetivo passa por focar em iniciativas mais impactantes, com maior escala e visibilidade, para maximizar os resultados e a relevância das nossas marcas nos mercados-alvo. Esta filosofia vai ajudar-nos a direcionar os nossos esforços para projetos que gerem maior retorno e fortaleçam o posicionamento da Sogrape como líder inovador no setor vitivinícola.”