Filipa Horta é a nova General Manager da Biocodex
Filipa Horta é a nova General Manager da Biocodex Portugal, laboratório francês líder na investigação, desenvolvimento e comercialização de probióticos. Após mais de dois anos como directora de marketing na empresa, Filipa Horta assume a liderança, substituindo Marie Bonte, que passa a comandar a estratégia institucional e comercial da farmacêutica nos Estados Unidos.
Licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto, com MBA pelo ISCTE, Filipa Horta está na génese da Biocodex Portugal desde que o laboratório francês se instalou no nosso país, em 2019.
Começou como head de marketing and sales para o canal médico e, mais tarde, como directora de marketing. Antes, a nova general manager da Biocodex passou por laboratórios como a Merck Group, Nutricia Medical Nutrition ou a Neo-Farmacêutica, o que lhe trouxe um profundo conhecimento do mercado farmacêutico e das áreas terapêuticas em que a Biocodex opera.
Filipa Horta assume a liderança da Biocodex Portugal numa fase em que o laboratório se encontra em franca expansão e com o firme propósito de consolidar a sua posição como grande player na área dos probióticos e na saúde da mulher.
«Encaro esta nomeação com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade, como, aliás, tenho feito nas outras funções que já desempenhei. No fundo, esta nomeação prende-se com uma lógica de continuidade e do manter da cultura da empresa, o que para nós é essencial para alcançar bons resultados», explica.
Para 2025, Filipa Horta revela que o objectivo «é manter a tendência de crescimento e a inovação porque a Biocodex trabalha e investe a pensar no longo prazo e numa lógica de desenvolvimento sustentável».
A Biocodex está presente em mais de uma centena de países e tem filiais em países como os Estados Unidos, Bélgica, Polónia, Rússia, México, Vietname, Ucrânia, Marrocos e Canadá.
Desde que chegou a Portugal, a Biocodex iniciou a comercialização do seu primeiro probiótico, UL-250, já presente em Portugal há muitos anos através de parceiros comerciais, lançou a gama de probióticos Symbiosys e adquiriu os Laboratórios IPRAD, a nível mundial, o que permitiu exclusividade na comercialização e distribuição da marca Saforelle no nosso país.