Filhos são o principal motor para uma vida mais sustentável

Os filhos são um factor de influência mais pesado do que os políticos (14%), líderes de opinião pública (13%) ou celebridades (9%) quando o tema é sustentabilidade. Um estudo da GfK mostra que os filhos constituem mesmo o principal motor de motivação para compras mais amigas do ambiente, a nível europeu (45%).

Além dos mais novos, os cidadãos preocupam-se também com a opinião e com o bem-estar de amigos próximos (42%), cônjuges (37%) e pais (19%). A seguir, ainda aparecem os colegas de trabalho (14%), que também têm influência na adopção de práticas sustentáveis, nomeadamente em termos de carrinho de compras.

O mesmo estudo nota que quatro em cada 10 lares na Europa (42%) se dizem directamente afectados pelos problemas ambientais, sendo que mais de um em cada três parou de comprar produtos e/ou serviços com uma pegada ambiental negativa. Isto significa que a responsabilidade social tem vindo a ganhar terreno, tornando-se mesmo regra absoluta em alguns países.

“Os dados de 2020 mostram que os consumidores acreditam cada vez mais que o seu comportamento de compra pode fazer uma diferença positiva, no meio-ambiente. Considera-se que são os fabricantes aqueles que têm maior possibilidade de impactar positivamente o ambiente, seguidos do governo”, adianta ainda a GfK.

Além disso, três, em cada 10 famílias certificam-se de que os artigos que compram não são embalados em plástico, evitando assim o desperdício de materiais potencialmente prejudiciais para o Planeta.

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