Fidelidade: Um brinde ao futuro…

Apetece quase fazer um balanço desta primeira metade do ano, meio em jeito de reflexão de quem se prepara para férias e sabe que o regresso será marcado pela azáfama, já não do que falta cumprir no ano, mas sim do muito que há a preparar para os próximos que se avizinham.

Mas um passo de cada vez. Dois anos após a pandemia, merecemos viver e assinalar este Agosto. Sim, Agosto é mês de um dos nossos festivais preferidos – o Vodafone Paredes de Coura. Desde 2017 que somos patrocinadores oficiais e estamos ansiosos pelo regresso.

Este não é o único festival onde marcamos presença. Muito pelo contrário. Estivemos no NOS Alive este ano e aproveitámos cada segundo. A importância da activação da nossa marca nestes festivais de música revela-se cada vez mais importante e com um retorno essencial que queremos continuar a potenciar: notoriedade da marca, activação junto de segmentos de clientes mais jovens para rejuvenescimento da nossa carteira, angariação de leads e, acima de tudo, fortalecimento de relações. Com todos. Com aqueles que não conhecemos e levam para casa uma recordação da Fidelidade, com os nossos clientes e muito também com os nossos parceiros de negócio e os nossos colaboradores, que reconhecem o valor das dinamizações que fazemos em torno dos festivais e tiram o maior proveito das diferentes acções que vamos lançando ao longo do ano.

É por isso que mal podemos esperar pelo Paredes de Coura, onde tudo isto é exponenciado e vivenciado ao rubro. Quem já foi sabe do que falo. Para quem nunca teve a oportunidade de conhecer a magia do Taboão, recomendo que experimente, porque as relações não se explicam. Vivem-se e sentem-se. E a Fidelidade sai sempre maior deste festival.

Falando em maior… Esta tem sido uma palavra que nos tem acompanhado ao longo do ano, sempre associada a um verbo também ele desafiante… Pensar.

O Pensar Maior, tanto ou mais como os festivais, vive no coração da Fidelidade, desde 2010, quando tudo começou. Trata-se de um evento bienal do nosso grupo, onde reunimos colaboradores, parceiros de negócio, convidados institucionais e alguns clientes para partilharmos a nossa visão e estratégia para os próximos anos. Sobretudo estes são encontros para reforço de laços, o que, para um grupo como o nosso, cuja rede de distribuição é essencial para a proximidade, aconselhamento e acompanhamento de cada cliente, individual ou empresa, é essencial para continuarmos a alimentar esta força e atitude que nos distinguem e que tornam tão mais forte e presente a marca Fidelidade.

Quando tudo começou ainda éramos, na verdade, Fidelidade Mundial – Império Bonança. Quatro marcas juntas e que, apesar de todas as diferenças, sempre souberam unir esforços em torno de um objectivo comum: bem servir cada cliente. Assim ficámos até 2014 e, neste ano, quando nos juntámos para Pensar Maior, celebrámos a unificação da nossa marca – Fidelidade. Assinalámos também a chegada de um novo accionista, a Fosun, que marcaria a diferença no nosso destino, alargando horizontes e potenciando o crescimento do grupo.

Quando o, hoje, Altice Arena de novo nos recebeu em 2017, estávamos já num outro patamar. Naquele dia de Fevereiro, com um ecrã que desafiava o que de melhor se fazia internacionalmente, em termos de tecnologia, suscitando a curiosidade de muitos profissionais do meio que nos pediram para assistir ao evento, as nossas palavras de ordem ao longo de todo o dia foram, como não podia deixar de ser, inovação e digitalização.

Lançámos desafios, assumimos compromissos. Naquela manhã de Inverno, perante 3000 pessoas, pensámos realmente maior e estabelecemos uma meta muito concreta: colocar a Fidelidade no patamar da digitalização, para melhoria de processos, autonomia dos parceiros e sobretudo melhor serviço ao cliente. Palavras como segmentação e omnicanalidade ecoaram ao longo do dia numa arena que foi surpreendida pelo futuro.

Terminámos o dia com o lançamento da campanha “A Nova Fidelidade de Sempre” e sentimos a emoção em sala. As dúvidas podiam ser muitas, mas a nova Fidelidade foi acolhida por todos! Por entre filmes, fotos e aplausos, naquele dia percebemos que estava traçado o nosso futuro.

Seguiram-se dois anos de absoluta transformação na Fidelidade, para nos posicionarmos na senda da digitalização no sector segurador. Aos poucos, a palavra omnicanalidade foi ganhando corpo e expressão; aos poucos, fomos cativando os nossos canais presenciais para esta nova realidade, dotando-os de ferramentas capazes de fomentar a sua autonomia, diminuir o peso do trabalho administrativo, se assim lhe quisermos chamar, e libertando-os para as suas maiores valias: acompanhamento, aconselhamento, relação. Aos poucos também, fomo-nos posicionando no mercado e perante os nossos clientes como uma seguradora presente nos diferentes canais – do presencial ao online – com ofertas distintas para cada perfil e necessidade, mas sempre com o mesmo e elevado nível de serviço. Ousámos, transformámo-nos, inovámos e isso tem vindo a ser reconhecido. Hoje, há muitos que querem dar os mesmos passos que há anos iniciámos…

Em 2019, desafiámos a órbita terrestre para Pensar Maior. Foram quatro meses de dedicação a um evento especial, que certamente todos os que participaram na sua concepção e desenvolvimento irão recordar por muito tempo, pelo incrível espírito das inúmeras equipas envolvidas, pelo acreditar conjunto que era possível dar vida a um sonho, mas sobretudo pela viagem que ao longo de cada dia fomos partilhando juntos… Houve momentos de stress, muita ansiedade, adrenalina ao rubro, quilómetros de mensagens trocadas, noites sem dormir, fins-de-semana em que estivemos sempre conectados, mas uma alegria contagiante, histórias que ficarão para sempre e tantos sorrisos que tornaram maior cada dia deste evento.

Foi assim que, no dia 19 de Outubro de 2019, as portas do Altice Arena se abriram para receber da melhor forma possível mais de 4000 participantes Fidelidade, entre colaboradores, parceiros de negócio, accionistas, representantes das diferentes operações internacionais e alguns colaboradores das diversas empresas da Fosun, para um evento único e inovador.

A 5.ª edição deste evento representou, simultaneamente, o fecho de um ciclo e o início de uma nova era. Reflectiu-se sobre os projectos desenvolvidos nos últimos dois anos, partilhou-se a visão para o ciclo seguinte e debateram-se os desafios futuros trazendo à discussão temas como a internacionalização do grupo, a experiência do cliente como centro de toda a actividade, a consolidação da omnicanalidade, a utilização da inteligência artificial e as pessoas como o maior activo.

De novo no Altice Arena, com um ecrã gigante de 66 metros de largura e 56 de altura, uma caixa de projecção tridimensional 3D de alta resolução, desenhada e concebida especificamente para este evento, a Fidelidade viajou para uma estação espacial para Pensar Maior…

Mas mais do que pensar, é com muito orgulho que hoje podemos dizer que fizemos maior. A vida surpreendeu o mundo e os dois anos de pandemia deixaram patente a essência e a utilidade da nossa actividade na vida de 2,3 milhões de clientes, só em Portugal, que mais do que nunca precisavam de nós. Estivemos presentes.

O caminho da digitalização que tínhamos construído nos últimos anos revelou-se crucial para podermos continuar ao lado de cada pessoa, apesar da distância. E exponenciámos o nosso desenvolvimento nesta área. Mantivemo-nos ao lado de todos, sempre: na saúde, na assistência, na estrada, ao lado de cada empresa, no apoio à cultura. Como sector de actividade estratégico para o País, como fomos considerados.

Fácil não foi. Mas todo o esforço alocado foi absolutamente devido a cada um dos clientes que em nós sempre confiaram e sobretudo ao nosso País e à sociedade, como agentes maiores de um todo mais sustentável que somos.

E três anos depois era tempo de voltar a Pensar Maior. Não apenas num único evento, mas ao longo de todo o ano. Mudámos o conceito e decidimos fazer um “road to” Pensar Maior, com diversos eventos que combinavam o presencial com o streaming para Pensar Maior as Empresas, a Saúde, a Vida e a Poupança, a Distribuição e a Família. Foram meses de estrada, em diferentes pontos do País, para dar vida a encontros que voltaram a unir-nos a todos.

Tivemos muitos oradores internos, mas também convidados que aceitaram este nosso desafio de Pensar Maior e tornaram mais ricos estes momentos. Os resultados demonstram que saímos todos mais ricos ou maiores e, desta vez, decidimos também alargar ao público estes nossos momentos de reflexão e lançámos, em parceria com a Cofina, a plataforma Pensar o Futuro, onde todos podem acompanhar esta nossa jornada e reflectir sobre temáticas como o desafio da longevidade, as alterações climáticas, os riscos cibernéticos, a importância da literacia financeira e da poupança como forma de assegurar o futuro, e, claro, a sustentabilidade do todo: social, ambiental, económica.

Tudo isto irá culminar em Setembro no nosso grande evento Pensar Maior. De novo o Altice Arena irá receber-nos e os preparativos sucedem-se…

Estamos a preparar o futuro. Os desafios multiplicam-se e não são apenas conjunturais. As alterações demográficas, nomeadamente a longevidade, e o dever de assumirmos um papel como agentes de mudança e transformação para assegurarmos uma sustentabilidade global são eixos prioritários da nossa actuação. Sabemos que, como sempre temos feito ao longo da nossa história, vamos ter nos desafiar a nós próprios para evoluir. Mas é mesmo isto que nos distingue e temos em nós a experiência, a solidez e o espírito necessário para darmos mais este passo em direcção ao futuro da melhor forma…

Antes, bem sei, ainda temos o Paredes de Coura para descontrair, mas no dia 17 de Setembro vamos fazer história, ou melhor, vamos Pensar Maior para depois “fazer o que ainda não foi feito”. Fica a promessa.

Um brinde ao futuro!

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Agosto (n.º 313) da Marketeer.

Artigos relacionados