Fidelidade: Para todas as idades

Corria o ano de 2016, quando a Fidelidade se estreou nos Festivais de Verão. Tudo começou no Rock in Rio. O sucesso dessa primeira participação levou a que a Fidelidade voltasse a estar presente nos anos seguintes, entre 2017 e 2019, e depois, em 2022, noutros festivais – caso do Super Bock Super Rock, MEO SW, NOS Primavera Sound, NOS Alive e Vodafone Paredes de Coura. Esta aposta nos eventos dedicados à música ajudou a dinamizar e a promover a marca junto deste público, de norte a sul do país. «A música é um activo de valor acrescentado, permitindo-nos desenvolver o lado emocional da marca e construir uma melhor experiência para os nossos clientes ou potenciais clientes. Esta área recolhe percepções positivas em todas as dimensões, por isso, ano após ano, marcamos a nossa posição e presença nestes eventos de música», afirma Sérgio Carvalho, director de Marketing da Fidelidade.

Este ano, a Fidelidade estará presente como seguradora oficial do NOS Alive (de 6 a 8 de Julho) e do Vodafone Paredes de Coura (entre 16 e 19 de Agosto). Além disso, vão também patrocinar o Festival Termómetro, marcando uma posição ecléctica no território da música, tendo em conta que este evento musical tem como finalidade dar a conhecer o panorama da música nacional e contribuir para a divulgação das bandas emergentes, promovendo a sua participação em projectos artísticos internacionais.

Foi neste festival que muitas bandas e artistas se revelaram ao mundo, como, por exemplo, B Fachada, Capicua, Dj Ride, Mazgani, Ana Bacalhau, David Fonseca, Noiserv, Richie Campbell, Luís Severo, Alex D’Alva Teixeira, Tatanka, Maro, Jaguar Jaguar (BE), Neon Soho, só para nomear alguns.

Segundo Sérgio Carvalho, à semelhança dos outros anos, a Fidelidade vai marcar presença com um stand, no qual decorrerão diversos tipos de activações, que visam promover o contacto directo com o público, envolvendo também embaixadores da marca, clientes, parceiros de negócio e colaboradores. No NOS Alive, um dos focos será a activação da app MySavings, com o intuito de posicionar a Fidelidade como promotora da poupança e de literacia financeira, para uma sustentável longevidade.

Para a Fidelidade, a activação da marca nestes festivais revela- se cada vez mais importante e com um retorno essencial que querem continuar a potenciar. Notoriedade da marca, activação junto de segmentos de clientes mais jovens, angariação de leads e, acima de tudo, proximidade e fortalecimento de relações são alguns dos objectivos da marca. «Procuramos uma relação com todos. Com aqueles que não conhecemos e levam para casa uma recordação da Fidelidade, com os nossos clientes e também com os parceiros de negócio e com os nossos colaboradores, que reconhecem o valor das dinamizações que fazemos em torno dos festivais e tiram o maior proveito das diferentes acções que vamos lançando ao longo do ano», refere o mesmo responsável.

A MÚSICA NÃO ESCOLHE IDADES

A música não tem idade e une as várias gerações, acompanhando- as ao longo da vida, na sua longevidade, tal como a Fidelidade. «Esta é a mensagem que queremos passar com a presença nos festivais, alinhada com o nosso actual posicionamento e com a campanha de comunicação “Fidelidade a todas as idades”, a qual reflecte mais um patamar do nosso percurso, da nossa actuação junto de cada pessoa, família e sociedade», explica Sérgio Carvalho.

Ao som da música e ao lado das várias gerações, a marca pretende reforçar o seu compromisso de estar com os clientes nos diferentes momentos e necessidades. «Não queremos estar presentes apenas agora, nem tão-somente preparar o futuro. Queremos, e vamos estar, presentes sempre, ao longo de todo o ciclo de vida, concretizando a nossa missão de contribuir activamente para uma longevidade sustentável da sociedade», reforça, continuando, «a nossa experiência ajuda e conta muito, mas a verdade é que os tempos mudam e nós temos tido sempre capacidade de adaptação, alinhados com quem somos: uma companhia de grande longevidade, que pensa no futuro há mais de 200 anos e que tem a responsabilidade de assegurar compromissos duradouros e com respostas para o hoje e para o amanhã, sempre orientadas para os clientes, independentemente da sua idade, ou da música que ouvem. E queremos fazê-lo com a mesma proximidade e autenticidade de sempre».

A relação de cada pessoa com as marcas é cada vez mais emocional e, por isso mesmo, exige presença contínua, retorno, experiências positivas, surpresa e superação de expectativas. A presença nos festivais de música permite, nesse sentido, criar um maior envolvimento, não apenas com os jovens, mas com todas as gerações, dando a conhecer os valores da marca e proporcionando uma experiência única e marcante a públicos tradicionalmente ligados a estes eventos musicais, de elevada afluência e prestígio.

TOCAR O CORAÇÃO DE TODOS

Para Sérgio Carvalho, o retorno tem sido muito significativo, sobretudo em termos de notoriedade da marca. Em 2022, e segundo o Estudo de Notoriedade do NOS Alive, a Fidelidade foi a 2.ª marca com maior notoriedade. Cerca de 82% dos visitantes recordam-se do stand e a presença da marca neste festival gerou interesse a 31% dos inquiridos, não clientes. No Festival Paredes de Coura, 25% da notoriedade foi espontânea e 46% sugerida, em que 73% dos visitantes se recordam do stand. «A presença da Fidelidade no Vodafone Paredes de Coura gerou interesse a 59% dos inquiridos, não clientes. Ao nível de social media, a presença nos festivais também permitiu incrementar a nossa presença nas redes sociais. No NOS Alive, tivemos um aumento de seguidores em 8%, com um engagement rate de 3,46% (+276% face à média Janeiro-Maio); no Paredes de Coura, registámos um aumento de seguidores em 1,7%, com um engagement rate de 1,27% (+48% face à média Janeiro-Maio) », contabiliza. Por todos estes indicadores, a Fidelidade espera, com a sua presença em festivais de música de Verão, continuar a impactar muitas pessoas. Todas as que marcarem presença nos festivais onde vão estar, mas também as que forem acompanhando a marca nas suas iniciativas nas redes sociais. «Vamos apostar no digital e desenvolver uma forte campanha de activação da marca nas redes sociais, para partilhar os momentos e as experiências nos festivais e, além disso, contaremos com a presença dos nossos embaixadores da marca para amplificação da comunicação durante os festivais, assim como influencers convidados para criação de mancha e difusão da mensagem, reforçando a diversidade e autenticidade dos perfis convidados», sublinha o director de Marketing.

Muito mais do que os resultados mensuráveis das activações que farão e que poderão gerar um determinado número de leads, o mais importante para a Fidelidade é conseguir passar a mensagem e os seus valores a todas as pessoas.

Nos dias dos festivais a marca sabe que, no final, o mais importante são as memórias que se criam e a proximidade que se reforça, seja com visitantes, clientes, parceiros de negócio e, naturalmente, com os seus colaboradores.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na música”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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