Fibersight vence 24ª edição dos eAwards Portugal com projeto de tecnologia para sustentabilidade
A Fibersight é a grande vencedora da 24ª edição dos eAwards Portugal 2024, uma distinção que reconhece o melhor projeto e/ou start-up por colocar a tecnologia ao serviço da sociedade.
A atribuição do prémio decorre hoje no âmbito dos Entrepreneurship Awards, organizados pela Unicorn Factory Lisboa, com o apoio da NTT DATA.
Com a conquista do prémio nacional, a Fibersight, que foi uma das seis finalistas, ganha desde já 10.000 euros e um programa de aceleração, habilitando-se também a receber mais 100.000 euros se vencer a final global, que acontecerá durante a Innovation Week. O evento reúne empreendedores, especialistas e investidores de diversos países da Europa e América Latina para uma semana de troca de experiências, soluções, metodologias e networking.
A FiberSight desenvolveu uma solução inovadora para detetar de forma rápida e precisa fugas de água, assegurando também a monitorização eficiente da humidade do solo, o que reduz o desperdício e otimiza a utilização de recursos hídricos, contribuindo dessa forma para a sustentabilidade ambiental. O júri destacou a abordagem inovadora e o potencial de impacto da Fibersight, sublinhando que o projeto se destaca pela interseção de tecnologia avançada e benefício social.
Tiago Barroso, CEO da NTT DATA Portugal, afirma que “Os eAwards são um catalisador de soluções que promovem o bem comum e um espaço no qual os empreendedores podem dar a conhecer a forma como usam a tecnologia para resolver problemas sociais e ambientais.”
Nos últimos 23 anos, a Ntt Data Foundation recebeu e apoiou mais de 9.000 projetos em todo o mundo e recebe cerca de 2.000 candidaturas anuais de projetos que procuram um novo impulso. Isto demonstra a relevância do prémio, mas também a qualidade do programa de aceleração e da plataforma de networking que os eAwards representam. Portugal já viu dois projetos vencerem a final internacional dos eAwards e outros dois receberem uma Menção Honrosa.
A NTT data Portugal colabora ativamente com a Fundação NTT Data desde 2010, tendo concretizado várias iniciativas de responsabilidade social em parceria, nas áreas do desenvolvimento de talento, empreendedorismo e inovação, que se têm vindo a intensificar ao longo do tempo.