Fever-Tree: Mix with the best
Presente no mercado português há cerca de 15 anos, a Fever-Tree é uma marca premium de águas tónicas que se distingue por usar apenas ingredientes naturais. É esta a base para o sucesso da marca no mundo da mixologia, onde tem procurado elevar o sabor e o perfil dos cocktails e a experiência de quem os bebe.
De resto, este é um posicionamento que está bem claro na assinatura da marca, “Mix with the best”, que realça a importância que a tónica – e a qualidade da mesma – tem na preparação de qualquer cocktail. «Fever-Tree distingue-se claramente da concorrência no sabor, pois é uma marca que, apesar de ter uma personalidade forte no seu sabor, respeita o misturar com os destilados, não os mascarando, mas sim enaltecendo-os e respeitando o seu valor», sublinha César Coutinho, Business Unit manager da Viriathus Drinks, empresa que distribui a marca no mercado português.
No mercado nacional, o portefólio da marca é composto por tónicas, refrigerantes de gengibre (ginger beer e ginger ale), cola e águas com gás. A inovação, tal como a utilização de 100% de ingredientes naturais, está no ADN da marca, que este ano lançou duas novidades: a Fever-Tree Rhubarb & Raspberry, uma tónica à base de ruibarbo e framboesa, com um perfil delicado e frutado; e a Fever-Tree Distillers Cola, com um perfil mais rico e complexo, para misturar com bebidas destiladas que combinem melhor com cola, sendo uma referência que já existia, mas que aparece agora com uma receita melhorada.
Com um portefólio tão alargado, a marca promete “casar” na perfeição com variados cocktails. No entanto, e na experiência da marca, o gosto dos portugueses tende a privilegiar dois cocktails em especial: o Gin Tónico, que pode, naturalmente, ser preparado com qualquer uma das tónicas Fever-Tree; e o Moscow Mule, que pode ser potenciado em termos de sabor pela Ginger Beer da marca, que combina três gengibres de sabores diferentes e que aqui se fundem com vodka e lima.
As tónicas Fever-Tree já conquistaram os lares de muitos portugueses que gostam de preparar cocktails no conforto de casa, mas a marca também tem vindo a posicionar-se junto dos melhores barmen/barmaids profissionais do País, resultando em parcerias onde o perfect serve é sempre garantido. O bar Red Frog Speakeasy, em Lisboa, é apenas um dos que não abdicam das tónicas da Fever-Tree. Além disso, a marca tem vindo a realizar activações em eventos de grande escala, como é exemplo recente a presença no Estoril Open e no Rock in Rio.
Fever-Tree tem vindo a «crescer ano após ano» em termos de quota no mercado das tónicas premium. Nesse sentido, a estratégia da marca é manter a qualidade e dar a provar a marca dia após dia a cada vez mais público. A confiança que temos no produto e o feedback dado fazem com que acreditemos que quanto mais pessoas provarem, mais iremos crescer», refere César Coutinho.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Águas e Sumos”, publicado na edição de Setembro (n.º 314) da Marketeer.