Festival Política lança campanha contra abstenção
Os efeitos da abstenção é o tema do anúncio que visa promover a primeira edição do Festival Política, marcado para os próximos dias 21 e 22. Sob o mote “O mundo está cheio de pessoas assim”, o filme pretende mostrar como o voto é importante para evitar que a decisão sobre o futuro do País cai nas mãos de outras pessoas – nomeadamente, de pessoas com comportamentos e opiniões racistas e machistas.
A campanha de publicidade do Festival Política arranca hoje nas redes sociais, chegando à televisão no início da próxima semana. Segundo a organização, esta é a “primeira vez que é lançado em Portugal, a partir de um movimento da sociedade civil, um anúncio que pretende alertar os cidadãos para os efeitos da abstenção”.
A agência 004 assina a criatividade da campanha, que conta ainda com produção da Krypton Filmes e realização de Gonçalo Franco. «Aceitámos este desafio por ser uma campanha necessária para combater um dos grandes problemas da nossa sociedade – a indiferença dos cidadãos relativamente à política, sobretudo na hora de decidir quem nos vai representar. Decidir quem vai decidir por nós é algo que não devemos abdicar», refere João Vilela, produtor-executivo da Krypton Films.
Já João Gomes de Almeida, director Criativo da 004, sublinha como fazer esta campanha «foi um enorme orgulho e um tremendo desafio». A ideia foi «dar um soco no estômago a quem visse este filme», diz, em comunicado.
O Festival Política vai decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, integrado nas celebrações de Abril, promovidas pela EGEAC.