Festival Política abre candidaturas para bolsas para criadores e activistas
O Festival Política e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) vão atribuir bolsas a artistas, criadores e activistas de Lisboa e Braga – cidades onde o evento irá decorrer na primeira metade do ano, de 21 a 24 de Abril e de 5 a 7 de Maio, respectivamente.
As candidaturas para as bolsas de criação do Festival Política já estão abertas, sendo que os interessados deverão ter em consideração o tema da edição deste ano do evento: Desinformação. Os candidatos deverão trabalhar o tema na perspectiva da desinformação enquanto ameaça à democracia e aos processos eleitorais, enquanto factor para a polarização da sociedade e fomento da discriminação ou enquanto elemento que mina a confiança dos cidadãos nos meios de comunicação social.
“As bolsas têm por objectivo fomentar e apoiar a criação artística e intervenção cívica de jovens até 30 anos residentes nos distritos de Lisboa ou de Braga”, indica a organização em comunicado. Poderão ser atribuídas nas modalidades de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou formação (workshop).
O Festival Política e a IPDJ vai atribuir um total de quatro bolsas, cada uma no valor de 500 euros. Todos os interessados têm até 12 de Março para submeter as suas propostas.
De acordo com Bárbara Rosa, co-directora do festival, «a edição de 2022 tem como objectivos a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, assumindo-se como um instrumento de capacitação dos cidadãos para criarem o seu antídoto contra a desinformação a partir do exercício dos seus direitos fundamentais e de uma visão crítica relativamente aos fluxos de informação».