Festival Entre Quintas arranca esta sexta com música clássica na quinta
A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, dirigida pelo maestro Nikolay Lalov, vai subir ao palco do Festival Entre Quintas para inaugurar a sua segunda edição. Promovido pela Quinta do Casal Branco e a Casa Cadaval, o evento arranca já esta sexta-feira, dia 2 de Julho, e prolonga-se ao longo do mês.
Quanto ao concerto de inauguração poderá ser acompanhado, às 21h, nos jardins da Quinta do Casal Branco, em Almeirim. Está prevista a interpretação das suites “Música Fogo de Artifício” e “Música Aquática”, duas das mais emblemáticas obras do compositor G. Fr. Händel.
A programação do Festival Entre Quintas inclui ainda a exposição “Encontro & Memória”, composta por trabalhos do artista plástico João Cruz Rosa, patentes na Sala da Caldeira, junto à adega da Quinta do Casal Branco. Neste caso, as peças poderão ser visitadas entre os dias 2 e 18 de Julho.
«Estes trabalhos reflectem um primeiro momento da vontade de integrar propósitos do seu passado pictórico, acréscimo de vocabulário expressivo, confluência de entendimentos e visões», explica João Cruz Rosa.
Já entre 2 e 11 de Julho, será possível participar num conjunto de concertos e recitais, em diferentes espaços das propriedades que organizam o evento, incluindo actuações de jazz ou uma sessão inspirada nas “Melodias do Ribatejo” e com obras dos compositores Afonso Alves e Álvaro Reis.
«A simbiose da música e do vinho é como a natureza ribatejana, com notas que encantam a alma e elevam os sentidos», comenta Teresa Schönborn, condessa de Schönborn-Wiesentheid e administradora da Casa Cadaval.
Por seu turno, José Lobo de Vasconcelos, CEO da Quinta do Casal Branco, sublinha como este projecto pretende «envolver todos os participantes pela música, num local único e rodeado pelo melhor que o Ribatejo tem para lhe oferecer».