Festival do Cano quer um piaçaba para cada português

O Festival da pior publicidade tem regresso marcado para Lisboa a 18 de Setembro, dia em que serão eleitas as campanhas merecedoras de um Piaçaba ou até mesmo de um Tampo de Sanita de Ouro, o Grand-Prix do evento. A 10ª edição do Festival do Cano, com entrada livre, terá lugar n’O Bom, Mau e o Vilão, em Lisboa.

Neste momento, estão abertas as inscrições sob o mote “Vamos limpar Portugal: um piaçaba para cada português” mas os resultados são uma incógnita. Luís Veríssimo, director do festival, explicou à Marketeer que na primeira edição, em 2002 quando o festival decorreu na vila alentejana Cano, ainda tentaram criar algumas categorias mas que, agora, não faz sentido porque não se sabe que tipo de anúncios os consumidores irão enviar. Isto porque são as próprias pessoas a enviar as suas sugestões daqueles que consideram ser os piores exemplos publicitários do ano.

Também os prémios são entregues aos cidadãos que resolveram partilhar com o Festival do Cano a sua opinião relativamente a um anúncio que viram na televisão, num cartaz ou até mesmo num pacote de açúcar. Os vencedores dos piaçabas e do tampo serão sempre campanhas e não marcas, garante Luís Veríssimo, já que o foco está nos conteúdos, independentemente de ter sido uma empresa reconhecida a fazê-lo ou o partido lá da terra.

Para a edição deste ano, o director do Festival do Cano prevê um «exercício pirotécnico» em que, depois, «ninguém vai buscar as canas». A noite acaba nela própria já que no dia seguinte cada um dos participantes vai à sua vida sem voltar a pensar no assunto. Isto é, até à edição do ano seguinte.

Fernando Alvim, um dos organizadores e cara do cartaz da edição de 2015 do Festival do Cano, hesita também uma antecipação do evento mas arrisca uma comparação. «Esta cerimónia é como um ano de publicidade em Portugal, nunca sabemos o que havemos de esperar», conta, em declarações à Marketeer.

Texto de Filipa Almeida

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