Festival BANG! regressa a Gaia, a partir de hoje, com mais de 70 propostas de entrada livre
De 27 a 29 de Setembro, o espaço Corpus Christi, o Armazém22 e as Caves Ramos Pinto, em Vila Nova de Gaia, recebem mais de 50 figuras da cultura pop e do universo do fantástico. A 4.ª edição do Festival BANG! promete um cardápio diverso, com conversas com autores, concurso de cosplay, esgrima medieval, exposições, áreas de gaming, arcade e jogos de tabuleiro, o trono da série «Guerra dos Tronos», um espectáculo de dança, concertos e até um DJ Set apenas com temas de videojogos.
Com uma forte aposta no universo da Fantasia e do Fantástico, o Festival BANG! serve de palco para géneros como a ficção científica, os policiais e o terror. A escritora norte-americana Sherrilyn Kenyon é um dos principais nomes em destaque.
É uma das fundadoras do género romance paranormal, conhecida pela sua série «Predadores da Noite», sobre guerreiros imortais, e os seus livros estão publicados em mais de trinta países, com milhões de cópias vendidas.
Dacre Stoker, descendente do criador de «Drácula» (1897), Bram Stoker, traz ao BANG! a apresentação «Stoker on Stoker: A vida de Bram Stoker», com imagens inéditas e artefactos do misterioso autor deste livro de culto. Destaque ainda para a estreia de Pedro Rhuas em Portugal.
O autor brasileiro do género young adult mais vendido no Brasil vem ao BANG! para o pré-lançamento exclusivo do seu novo livro.
No universo da Banda Desenhada, por sua vez, o BANG! recebe um dos maiores nomes da actualidade, o canadiano Guy Delisle, que traz consigo as fascinantes crónicas de viagem a locais como Jerusalém, Pyongyang e Birmânia. Destaque ainda para o multipremiado autor e ilustrador espanhol Oriol Hernández e, ainda, a historiadora Raquel Varela, que apresenta o novo livro «Utopia», ilustrado por Robson Vilalba Reis.
Na música, The Legendary Tigerman tem honras de abertura do festival, prometendo animar a marginal do rio Douro, em frente ao Corpus Christi, espaço por onde passam ainda nomes como Urze de Lume, The Wandering Bard e NNlean, numa performance que cria música electrónica a partir de plantas, e ainda, o DJ e produtor The Strange Algorithm Series, com um set preparado exclusivamente com remixes de temas de anime, filmes e videojogos.
As exposições são também uma forte aposta este ano e as propostas vão desde os “50 anos de Dungeons & Dragons”, à sala “Brick by Brick” em parceria com a Lego, numa viagem analógica pelo universo de TV, Cinema e Animação, através de construções originais, desde figuras, veículos, dioramas e muito mais.
A ilustração nacional tem presença garantida na exposição “Os melhores contos de Edgar Allan Poe ilustrados por 28 artistas nacionais”.
À quarta edição, o Festival BANG! amplia o espaço, estendendo-se às caves da Ramos Pinto, que recebem uma área exclusivamente dedicada a jogos de tabuleiro. As novidades incluem uma nova e maior área dedicada aos jogos de mesa, workshops e, ainda, o novo espaço BANG! Kids, com programação pensada para os mais novos.
Já no concurso de Cosplay, e depois do enorme sucesso do último ano, a organização promete premiar os três primeiros classificados, sendo que o grande vencedor terá a oportunidade de assistir a um dos maiores eventos de cultura pop da Europa, o MCM London, em Outubro, recebendo a viagem, estadia e o bilhete de acesso ao evento.
A programação fica completa com a área de Gaming, o espaço Arcade com videojogos vintage, uma área de venda de livros, este ano com ainda mais livrarias e editoras presentes, e o habitual Artist Alley, com venda de merchandising.
O BANG! é feito por fãs, para fãs. Organizado em parceria pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Moléculas ao Rubro e a editora Saída de Emergência, o festival é de entrada gratuita.