Festivais de música gratuitos? Só com o Continente!

Já cheira a Verão e com a estação quente chegam os festivais de música que fazem as delícias de todos. Sol, boa comida e diversão garantida. São dias de animação e muito convívio. «Através dos festivais de música, o Continente reforça os laços de proximidade com as famílias, proporcionando-lhes momentos de descontracção e lazer», defende Tiago Simões, director de Marketing do Continente, marca líder de retalho alimentar. Recorde-se que o Continente foi a primeira cadeia de hipermercados a instalar-se em Portugal e conta actualmente com mais de 300 lojas.

A MÚSICA COMO FORMA DE COMUNICAR

A música é um território muito relevante para as marcas, porque tem o poder de unir e despertar emoções. É objectivo do Continente continuar a fazer parte e reforçar essas memórias positivas junto dos clientes que acompanham a marca há mais de 37 anos. Além de darem a conhecer novos talentos e consagrarem artistas e bandas internacionalmente conhecidos, os festivais de música são igualmente uma oportunidade de levar os espectadores a conhecer novos locais de uma forma divertida.

As cidades de Lisboa e Porto têm vindo a investir nesta área ao longo dos últimos anos, levando os espectadores destes eventos a tirarem umas miniférias, usufruindo das noites mornas e animadas, bem como das atracções turísticas dos grandes centros urbanos. Mas também no interior do país surgem cada vez mais propostas de festivais em locais idílicos e de uma beleza incrível, que fazem as delícias dos festivaleiros.

A presença em momentos de celebração e diversão das famílias é, desde há muito tempo, uma parte importante da estratégia de Comunicação do Continente: «Há anos que estamos presentes nos maiores eventos nacionais, com milhares de pessoas, mas sempre o quisemos fazer de forma diferenciada e alinhada com os nossos valores», afirma Tiago Simões. Na opinião do responsável de Marketing do Continente, os festivais de música permitem proporcionar aos consumidores experiências que se adequam a todos os interesses e faixas etárias. Mas não só. O Festival da Comida, por exemplo, tem igualmente um papel educativo e formativo. Tiago Simões explica que «são palcos onde temos contribuído para a sensibilização e consciencialização de temas fundamentais para a nossa sobrevivência enquanto sociedade, como a alimentação saudável e sustentabilidade ambiental».

Enquanto retalhista líder em Portugal, a marca Continente sabe que é seu dever encontrar e implementar medidas que procurem minimizar o impacto da sua actividade no âmbito social e ambiental, e por isso aposta também na sensibilização de fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes para a importância do seu contributo.

Do mesmo modo, «reforçamos o nosso compromisso público como um agente activo na consciencialização e mobilização dos consumidores, informando, sensibilizando e promovendo comportamentos de cidadania ambiental, que assegurem o nosso futuro colectivo», afirma o director de Marketing do Continente.

EDUCAR DURANTE O LAZER

Segundo Tiago Simões, esta ideia de permitir novas experiências a todos e sensibilizar para temas de sustentabilidade é «algo que define o Continente enquanto principal marca de retalho nacional», por isso o Festival da Comida Continente é o retrato mais do que perfeito do posicionamento da marca e da sua forma de encarar o negócio, que, como afirma o director de Marketing do Continente, «vai muito além dos números e que se centra, acima de tudo, nas pessoas e no seu bem-estar».

Após bater recordes no ano passado, juntando 500 mil pessoas, a 5.ª edição do Festival da Comida Continente, o único evento gratuito em Portugal que junta o espectáculo da música às mais recentes novidades da alimentação, regressará ao Parque da Cidade do Porto, nos dias 8 e 9 de Julho. É um evento premiado. Em 2022, o Continente ganhou o 2.º lugar na categoria Festival e Eventos próprios nos BEA World. Estes prémios internacionais distinguem o melhor da criatividade e inovação da indústria à escala mundial e o Continente foi a única marca nacional entre os finalistas desta edição. Citando alguns números de relevo, houve 320 candidaturas, de 97 agências de 32 países.

Com este evento, o retalhista alimentar pretende democratizar o acesso ao entretenimento através da música, da gastronomia com chefs e proporcionar momentos inesquecíveis em família ou com um grupo de amigos, desfrutando das múltiplas actividades gratuitas para todos os que vêm a este festival. É uma oportunidade única para os visitantes imergirem em dois dias repletos de experiências gastronómicas. Num recinto com cerca de 220 mil m2, dos quais 5000 m são área coberta de restauração onde os visitantes podem usufruir desde showcookings, workshops e degustações, como provas de vinhos, podendo ainda ter contacto próximo com marcas portuguesas e chefs de renome.

Artistas nacionais e internacionais também fazem parte de um “cardápio” de luxo. Ana Moura, Sebastián Yatra, Calema, Diogo Piçarra, Tony Carreira e Rita Rocha já estão confirmados na edição deste ano. Mas haverá mais surpresas. Esteja atento aos cartazes. Este é um espaço privilegiado para as famílias que terão muito por onde entreter os seus petizes. Entre o verde e o azul do mar, poderá andar na roda gigante, fazer slide e participar nas animações infantis. Para os amigos de quatro patas haverá áreas de lazer também. É uma animação para toda a família.

BOM PARA A MADEIRA

Na Madeira, o Continente deu continuidade à campanha “Bom para a Madeira”, promovendo um evento que democratizou o acesso ao entretenimento e proporcionou momentos em família, com actividades gratuitas, acessíveis a todos os que o visitaram. O Festival “Bom para a Madeira” realizou-se na Praça do Povo, no Funchal, no dia 4 de Junho, e representou a celebração das tradições regionais, que aliam a música à gastronomia, nomeadamente com degustação de produtos locais e showcookings de chefs de renome. Destacou-se também a promoção de actividades para os mais novos e os concertos com artistas locais.

Este é mais um evento que demonstra o posicionamento da marca, que vai além dos números e que se centra, acima de tudo, nas pessoas e no seu bem-estar. O Continente tem como missão fomentar uma relação de proximidade com os seus clientes, acompanhando as tendências de consumo da sociedade, considerando as suas necessidades. O Continente está presente na Madeira desde 1996, gerando 1100 empregos. Colabora com mais de 80 produtores locais e apoia mais de 36 instituições de solidariedade social.

Uma nota a fechar: nestes festivais a marca Continente tem revelado uma enorme preocupação ambiental com a reciclagem de material inorgânico, tendo sempre recebido a certificação 3R6. Evitam o desperdício alimentar ao doarem a várias instituições os excessos de comida resultantes dos festivais. Já sabe, também está convidado! O Continente espera pela sua família.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na música”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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