Festas de Lisboa já têm sardinhas. Conheça as vencedoras de 2020

Vizinhos à janela, um alfinete gigante e uma senha para o supermercado ou departamento das Finanças são algumas das ilustrações vencedoras da edição deste ano do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa. Este ano, a competição decorreu em regime de quarentena, mas isso não afectou o número de participações: entre Março e Abril, foram submetidas 3.639 propostas, ou seja, mais 1.686 do que no ano passado.

As sardinhas candidatas chegaram de 53 países, sendo que três das sardinhas vencedoras são internacionais (oriundas da Turquia, Itália e Canadá). As restantes são de autores portugueses.

Este ano, foram seleccionadas seis sardinhas do concurso geral e uma da categoria Turma da Sardinha (aberta apenas a escolas), sendo que os respectivos autores receberão um prémio no valor de 1500 euros. Juntam-se ainda três menções honrosas, eleitas através de uma votação online.

O júri, composto pelo artista plástico Ricardo Ramos (Xico Gaivota), pela radialista e apresentadora Inês Lopes Gonçalves, pelo escritor e ilustrador Afonso Cruz e pelo designer Jorge Silva, explica que foram dois os critérios que levaram à escolha das sardinhas de 2020: a coerência gráfica e plástica aliada à originalidade, legibilidade e qualidades técnica e estética. “Uma selecção, considerou o júri, variada e inevitavelmente representativa dos tempos que vivemos actualmente, de uma forma artística e positiva”, de acordo com comunicado.

Quanto à Turma da Sardinha, a escolha do vencedor ficou nas mãos também de Jorge Silva e, ainda, da apresentadora e actriz Cláudia Semedo.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...