Feitoria vence Melhor Restaurante nos Prémios Mesa Marcada
O Feitoria é um dos grandes vencedores da edição deste ano dos Prémios Mesa Marcada. O restaurante lisboeta liderado pelo chef João Rodrigues leva para casa – ou seja, para o Altis Belém – o prémio de melhor restaurante. Ocean é o segundo restaurante preferido dos portugueses e Belcanto o terceiro.
João Rodrigues, por seu turno, conquista o prémio de melhor chef pelo quarto ano consecutivo. A lista dos chefs preferidos dos portugueses aponta ainda para José Avillez e Hans Neuner, que ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Já Filipe Carvalho, chef executivo do Fifty Seconds, recebeu o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano, atribuído ao novo chef de cozinha que mais se tenha evidenciado na classificação do último ano. O Fifty Seconds recebeu também o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, por ter subido 24 posições e chegado ao 5.º lugar.
Os prémios têm por base os votos de 225 profissionais e especialistas na área, que responderam ao questionário lançando pelos autores do blog “Mesa Marcada”. Foi o número mais elevado de votantes de sempre – entre chefs de cozinha, jornalistas, críticos, responsáveis de restaurantes e gastrónomos, por exemplo.
Consulte, em baixo, os prémios atribuídos:
Restaurante Preferido – Feitoria
Chef Preferido – João Rodrigues
Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano – Filipe Carvalho
Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano – Fifty Seconds
Prémio Especial César Castro “Mesa Diária” – O Frade
Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano – Essencial
Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano – Bísaro – Salsicharia Tradicional
Prémio Especial Cutipol Carreira – Joachim Koerper
Prémio Especial Delta Chefe Pasteleiro do Ano – Diogo Lopes
Prémio Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano – André Figuinha
Prémio Especial Serviço de Sala do Ano – Fifty Seconds