“Feito pela vida. Feito para a vida.” O slogan que comemora o 50º aniversário de um renovado Volkswagen Golf
Em 2024, a marca apresenta um modelo com um design exterior e interior sofisticados. São cinco décadas de uma história icónica que a Volkswagen aposta em trazer de volta, como uma Love Brand. O novo Golf foi apresentado esta quarta feira em Portugal.
Com 37 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Golf é o terceiro carro maisvendido de sempre. Uma posição n um ranking especial que faz com que, a o volante deste bólide , existam 85 milhões de condutores que já percorr eram 350 biliões de quilómetros pelo planeta fora . Por cá, também existe um número que impressiona. 190 000. E diz respeito à quantidade de carros registados e que não foram abatidos em território nacional. Quase que se pode dizer que a Volkswagen criou uma espécie de culto à volta desta viatura . Há mesmo quem assegure que o s maiores entusiastas consideram que o Golf é bom para longas distâncias, perfeito para pequenos trajetos, ideal para a cidade e magnífico para o campo. Agrada a todos, portanto.
Certo é que, d esde 1974 que os números não deixam de impressionar. O carro que surge para suceder ao Carocha surpreende em cada nova versão. E vão oito.
A última, apresentada em 2019, considerada a mais progressista, sofreu em 2024 , um facelift. Ou seja, não se trata de um modelo totalmente novo.
Assim, após cinco décadas , o Golf surge com um traço de linhas mais retas e ligeiramente mais estreito na parte interior dos faróis dianteiros. Aqui, uma das grande s novidade s diz respeito a o logo da marca, que surge n o centro, que pode ser iluminado. Já no interior a grande mudança é o sistema de infoentretenimento . Neste modelo pode navegar se no MIB4 um software muito mais simples e intuitivo , num ecrã tátil de 12,9 polegadas. Uma novidade que surge como resposta às críticas do anterior sistema.
O novo modelo também inova no que diz respeito ao estacionamento. Em 2024, o automobilista pode estacionar de forma remota e controla r o movimento do Golf a partir de um smartphone .
As versões híbridas usam agora um motor 1.5 turbo com um a caixa automática DSG de dupla embraiagem de seis velocidades. A acrescentar, uma nova bateria de 19,7 kWh que permite uma autonomia elétrica de 140 quilómetros , bem como um carregamento mais rápido.
As primeiras unidades serão brevemente comercializadas em Portugal.