Feira do Livro de Lisboa aposta em novo conceito mais sustentável e ecológico
Falta pouco mais de um mês para começar a 92.ª da Feira do Livro de Lisboa, que este ano chega ao Parque Eduardo VII com um conceito diferente dos anteriores. O evento, que decorre de 25 de Agosto a 11 de Setembro, terá 140 participantes e 340 stands mais sustentáveis e com melhores condições.
Quem visitar a feira pode esperar um novo layout e uma renovação dos seus principais equipamentos. Além dos stands, também os palcos e o auditório principal apresentam uma nova imagem, de forma a traduzir-se numa menor pegada ecológica na cidade, com menores níveis de poluição atmosférica, visual e sonora. Também as condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida serão melhoradas.
Neste sentido, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) estabeleceu uma parceria com a EMEL, para que a GIRA (sistema público de bicicletas partilhadas) seja o transporte oficial da Feira do Livro de Lisboa. Será igualmente dada continuidade à promoção da utilização de transportes públicos, como meio privilegiado de deslocação até ao evento.
Pensada e desenvolvida ao pormenor para leitores, editores e livreiros, a renovada Feira do Livro de Lisboa oferece uma programação que inclui apresentações, debates, lançamentos, mesas-redondas, entregas de prémios, sessões de autógrafos e celebrações em geral centradas no livro.
O recinto conta com múltiplas zonas de descanso e lazer, esplanadas, instalações sanitárias e zonas/equipamentos de restauração, distribuídos de forma dispersa ao longo da Feira do Livro. A FLL é também um evento amigo dos animais e o espaço RefresCão (água fresca para os animais de companhia) será mantido.
«A Feira do Livro já não é só o espaço de compra de livros, é um espaço de lazer para os portugueses que vivem agora uma nova fase de relação com a leitura. Estes stands vão claramente ao encontro dessas necessidades, pelo que estava na altura de fazer esta mudança», afirma, em comunicado, Pedro Sobral, presidente da APEL, acrescentando que esta será a última edição em que a Feira do Livro decorre fora do período pré-Verão.