Feed do Facebook vai privilegiar conteúdos de amigos

Os conteúdos de marcas e negócios poderão estar prestes a ficar para segundo plano no Facebook. É que a mais recente actualização ao algoritmo do feed de notícias dá primazia às publicações de amigos e familiares, numa tentativa de aproximar as pessoas daquilo que, de facto, lhes interessa.

Adam Mosseri, VP Product Management e News Feed, explica no blog do Facebook que quando lançaram o feed, em 2006, não anteciparam o que aí vinha: demasiada informação que ninguém consegue consumir por completo. A solução passa, então, por definir prioridades. Apesar de todos serem “amigos” no Facebook, a verdade é que existem ligações apenas profissionais ou superficiais e pessoas sobre as quais não queremos conhecer cada movimento. Neste sentido, o feed vai passar a colocar em primeiro lugar as publicações dos amigos com quem o utilizador interage mais. Ser amigo não basta.

Relativamente às Pages, páginas de marcas ou negócios, Lars Backstrom, Engineering Director, antecipa uma queda no alcance e no tráfego. O impacto vai variar de acordo com a composição da audiência de cada página: se o tráfego se basear em partilhas dos seguidores com os seus amigos, não deverá sentir-se grande mudança; por outro lado, se o tráfego chega directamente através das publicações na página, o impacto deverá ser mais negativo.

Artigos relacionados