“Fazer um Branding”, dizem eles.

Por João Cardoso, Brand strategist no erb’s creative studio

A utilização da expressão “fazer branding” ou como alguns dizem, “fazer um branding”, começa a equiparar a disciplina, que visa a criação e desenvolvimento da identidade humanizada de um negócio, à prática de pasteleiro. “Fazer um branding” ou “fazer um pão-de-ló” é, para muitos, a mesma coisa.

Dito isto, a nossa temática só pode piorar. Não sabendo identificar a disciplina ou para que serve, certamente não poderemos usufruir dela (pelo menos na sua plenitude). Imagine que tinham dito aos nossos antepassados que o nariz servia para beber água. Provavelmente não estaríamos a ter esta conversa.

Branding é uma palavra estrangeira, como tantas outras que a gente por cá utiliza. Ouvi recentemente na TSF que a língua portuguesa tem este ano mais de 30 mil novas palavras, mas nenhuma que substitua esta. E daí, talvez assim tenha outro charme. No limite, far-nos-á parecer mais intelectuais perante a multidão.

A terminação “ing” na língua inglesa é atribuída ao presente contínuo. O que, em português, chamamos de gerúndio. Ambos são representativos de uma acção contínua ou em andamento. Proferir a frase “acabei agora de fazer um branding à marca Malas S.A.” ou dizer “acabei agora de lendo um livro” é, para além de um erro de língua, um tanto quanto estúpido.

Assumimos então que Branding é representativo de uma acção contínua. Fazendo referência a algo que ouvi na primeira edição da Personal Branding Summit da Raquel Soares, Branding é um processo que começa quando a empresa nasce e só termina quando ela morre.

O objetivo do Branding, enquanto disciplina, é construir uma imagem (entenda-se como algo holístico) positiva das marcas na mente dos utilizadores ou consumidores. Para que isso aconteça é necessário desencadear um conjunto de acções, que resultem em impressões e se transformem em percepções positivas. Como é que o fazemos? Pergunta bem. A resposta é simples, a acção é que é complexa. Criando micronarrativas.

Um dia destes, falaremos sobre isso.

Artigos relacionados