Fazer da Ramalhosa uma marca
Entre a história e o futuro, a Quinta da Ramalhosa, em Tondela, está a investir na modernização da gama e da produção, até para atrair um segmento mais jovem de consumidores.
Texto de M.ª João Vieira Pinto
Aos 14 anos soube o que queria ser e foi tirar o curso de técnico de Produção Agrária. Aos 17, fez o seu primeiro vinho. Hoje, à frente da quinta da família, recuperou vinhas e duplicou a produção. Micael Batista, o herdeiro da Quinta da Ramalhosa, em Tondela, na sub-região de Besteiros, no Dão, é a terceira geração a pegar na quinta, um projecto sempre familiar que fazia vinho para consumo próprio e venda a amigos. De terminado, tem vindo a plantar novos hectares de vinhas, com o objectivo de replicar as existentes, que contam com mais de 40 anos, sendo que, com as novas, a produção irá chegar às 40 mil garrafas anuais, todas elas rotuladas com inspiração na essência desta área e nos elementos que a constituem: as sarapilheiras utilizadas nas apanhas agrícolas, que simbolizam a dedicação de uma família às suas terras.
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Maio de 2024 da revista Marketeer.