Faz parte dos 80% que estão sempre ligados ao Facebook?

pcCerca de 40% da população total de Portugal utiliza o Facebook. Dada a importância crescente desta rede, a empresa de estudos de mercado Netsonda apresentou uma nova vaga do projecto “Face to Facebook”, que se debruça sobre a rede social de Mark Zuckerberg e as marcas em Portugal.

Dados de Perfil e de Acesso à Internet, Redes Sociais, Hábitos e Atitudes e Páginas de Marcas no Facebook foram os quatro grandes temas abordados.

80% dos inquiridos no estudo estão sempre ligados, ou ligam-se pelo menos uma vez por dia, ao Facebook, através do computador e telemóvel. A frequência na rede é a mesma entre homens e mulheres, se bem que são as segundas as que despendem mais horas em cada ligação. A utilização do Facebook através do telemóvel situa-se agora nos 30%, um crescimento face aos 20% registados em Dezembro de 2010 e aos 11% de Junho do mesmo ano. 57% dos inquiridos gasta até uma hora por dia no Facebook e 38,3% destes utilizam o Facebook para fins profissionais.
As páginas de grupos, que envolvem causas sociais, por exemplo, são preferidas por 68% dos utilizadores de Facebook inquiridos pela Netsonda, seguindo-se a preferência pelas páginas de associações (45%). As páginas de empresas, marcas ou produtos cativam 56% dos envolvidos no estudo.

Mais de metade dos inquiridos (58%) afirmou que passou a “gostar” de páginas de marcas para poder aceder a informação regular sobre elas. Mais de um terço admitiu que a opinião/impressão sobre essas marcas melhorou depois de terem passado a segui-las no Facebook. 88,4% dos inquiridos que seguem marcas no Facebook visitam sites de marcas na internet, contra 69% que não seguem insígnias no Facebook. Por sua vez, 56% dos participantes no estudo que seguem marcas no Facebook falam ou emitem comentários sobre as mesmas online, com amigos e familiares, contra os 28% dos inquiridos que não seguem marcas no Facebook.

A terceira vaga do estudo “Face to Facebook”, foi realizada em Novembro através de inquérito online junto de uma amostra com origem no Painel Netsonda, constituído por mais de 90 mil participantes. A amostra final utilizada na análise dos resultados foi composta por mil indivíduos utilizadores do Facebook.

Artigos relacionados