Farmácias Holon promovem rastreios cardiovasculares

Para assinalar o Mês do Coração, as farmácias Holon, em parceria com a farmacêutica Perrigo, estão a realizar rastreios cardiovasculares para pessoas entre os 40 e 65 anos, “aparentemente saudáveis e sem suspeita de doença”. A acção decorrerá até Junho.

“Arriscar com o coração não é boa opção” é o mote desta iniciativa que está a decorrer nas 164 farmácias Holon de norte a sul do País e tem como objectivo “promover o diagnóstico precoce e evitar o agravamento das doenças cardiovasculares”. Além do rastreio, a acção pretende facilitar o acompanhamento da pessoa com risco cardiovascular estabelecido, nomeadamente a referenciação para os cuidados de saúde primários (médico de família) e posteriormente para a especialidade.

“Na última década, assistiu-se de forma consistente a uma melhoria global de todos os indicadores sobre doenças cardiovasculares (DCV) em Portugal. No entanto, estas patologias continuam no topo das causas de morte em Portugal e em toda a Europa. Estima-se que 80% das mortes prematuras por doença cardiovascular poderiam ser evitadas através do controlo de factores de risco modificáveis, como o sedentarismo, tabagismo e obesidade”, salientam em comunicado as farmácias Holon.

«O diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares é determinante e quanto mais cedo se avaliar o risco, maiores são as possibilidades de impedir o aparecimento ou agravamento da doença», refere ainda Ana Sofia Ramos, farmacêutica e responsável pelo projecto.

Artigos relacionados