Farmacêutica suíça Labatec inaugura fábrica em Sintra
A farmacêutica de origem suíça Labatec tinha iniciado a construção de uma fábrica em Mem Martins, Sintra, em Janeiro de 2018. Mais de três anos e 15 milhões de euros depois, a empresa inicia agora, oficialmente, a produção de medicamentos em Portugal.
Com cerca de 4000 metros quadrados de área total, a fábrica inclui escritórios, produção, embalamento, laboratórios e armazém. Esta unidade tem uma capacidade inicial de produção de 250 milhões de comprimidos, mas, de acordo com a Labatec, será possível expandir a sua produção para os dois mil milhões de comprimidos por ano.
Segundo a companhia, nesta fase inicial já foram contratados 40 colaboradores portugueses a tempo inteiro, mas o objectivo passa por contratar mais 100 pessoas nos próximos três a cinco anos.
A nova fábrica da empresa em Sintra ficará responsável pela produção de medicamentos orais para tratamento de doenças relacionadas com o sistema músculo-esquelético, tais como esclerose múltipla, contraturas musculares e outras doenças musculares. Todos os medicamentos produzidos nesta fábrica terão como destino o mercado internacional, nomeadamente a Suíça e diversos países do Médio Oriente e do Norte da África. «Um dos principais objectivos da Labatec é vir a produzir para o mercado europeu e mercados de exportação, sendo que Portugal se encontra geograficamente muito bem posicionado para esse efeito. Viemos para ficar e para investir a longo prazo», afirma em comunicado Faisal Darwazeh, CEO da Labatec.
Sediada na Suíça, a Labatec é uma empresa farmacêutica com mais de 60 anos de experiência no mercado. Desde 2008, a empresa pertence à Hikma Pharmaceuticals PLC.