Farfetch: os consumidores procuram proactivamente por produtos conscientes

Em 2022, 27% dos clientes da Farfetch compraram pelo menos um produto Conscious, um aumento significativo de 16% quando comparado com 2021. Além disso, as vendas conscientes cresceram 16 pontos percentuais mais rápido do que as vendas gerais no Farfetch Marketplace.

Estas são duas das conclusões do Relatório de Tendências de Luxo Consciente de 2023 (Conscious Trends Report 2023), o terceiro relatório anual da plataforma tecnológica Farfetch. Neste documento, a empresa analisa a forma como os consumidores estão a comprar actualmente, revelando uma tendência mais responsável e as oportunidades e inovações significativas no contexto da sustentabilidade na indústria do luxo. Este relatório serve como um dos recursos que a Farfetch oferece aos seus parceiros e consumidores, de forma a auxiliá-los na sua jornada de sustentabilidade.

A procura global por produtos Conscious continuou a aumentar no último ano, oferecendo às marcas oportunidades lucrativas em regiões de alto potencial e crescimento. Segundo o relatório, a taxa de conversão é 10% maior para produtos Conscious no Farfetch Marketplace do que em produtos não Conscious e os EUA lideram em termos de número de produtos Conscious vendidos e vendas de produtos usados.

Os consumidores procuram proativamente por produtos conscientes e há um alinhamento significativo entre os consumidores de beleza e moda na pesquisa por características mais amigas do ambiente. Neste relatório conclui-se que houve um aumento anual de 78% para termos de pesquisa relacionados com o termo Conscious. ‘Linho’, ‘Vegan’ e ‘Orgânico’ foram os principais termos de pesquisa relacionados com a categoria Conscious de moda. Para produtos de beleza, os principais termos de pesquisa da mesma categoria em 2022 foram ‘Vegan’, ‘Clean’ e ‘Orgânico’.

Com este relatório fica ainda claro que os produtos usados estão a atrair e a reter consumidores de luxo. 34% dos entrevistados relataram que compraram um item usado ou vintage em 2022, um aumento de 20% quando comparado com 2021. E 78% dos clientes consideram a autenticidade certificada “extremamente importante” ou “muito importante” ao comprar produtos usados.

A Farfetch sublinha que a as iniciativas circulares, que prolongam a vida útil dos produtos de moda, continuam a crescer em popularidade, com quase metade dos clientes da Farfetch a participarem nas iniciativas de revenda em 2022. Em 2022, 28% dos clientes Second Life e 66% dos clientes Refresh eram novos na Farfetch, algo que comprova a eficácia destas iniciativas como ferramentas de aquisição de clientes.

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