
Família real de Abu Dhabi compra 67% da dona da Cortefiel e Women’secret
A família real de Abu Dhabi comprou 67,91% da Tendam, a empresa proprietária de marcas como Cortefiel, Springfield, Women’Secret ou Pedro del Hierro. A operação, levada a cabo através Multiply Group, implica que as empresas de capital de risco CVC Capital Partners e PAI Partners mantenham 32,09% do capital, de acordo com um comunicado da empresa.
Com esta aquisição, o grupo está agora avaliado em mil milhões de euros e abandonou assim os planos que tinha para entrar na bolsa, um plano que estava congelado desde o verão de 2024.
A Tendam, segunda maior retalhista espanhola de moda, chegou a ponderar avançar com uma oferta pública inicial para vender as suas participações no grupo de moda espanhol. O valor inicialmente estimado rondava os 2 mil milhões de euros. A operação acabou por ser adiada devido à volatilidade registada no mercado nessa altura, tendo em conta as eleições europeias.
O grupo chegou a admitir ao jornal El Economista que só avançaria em caso de condições favoráveis, algo que agora cai por terra com a compra de 67,91% do capital pela família real de Abu Dhabi.
Samia Bouazza, CEO do Multiply Group, explicou que “a participação de controlo na Tendam permite cumprir três objetivos estratégicos”.
“Por um lado, permite-nos avançar com o nosso compromisso de alcançar um crescimento do EBITDA de dois dígitos e também marcar a nossa entrada no retalho e na moda, um setor que tinha atraído a nossa atenção e que consideramos que tem um importante potencial de crescimento”, afirmou a CEO citada pelo jornal El Economista.
Já Jaume Miquel, presidente e conselheiro da Tendam, destatou que a empresa demonstrou, “desde a implantação da estratégia Tendam 5.0, uma grande capacidade de crescimento baseada na criação de um ecossistema omnicanal único e diferenciado”. Além disso, detalha, “a inversão do Multiply Group reforça esta estratégia”.