Falar a língua um do outro

Por Sofia Kousi, assistant professor em Branding & Wellbeing na Nova SBE

O marketing e o design estão intimamente ligados. É principalmente através dos elementos de design que a mensagem que os profissionais de marketing pretendem comunicar sobre uma marca ganha vida e se torna tangível para os consumidores. No entanto, as duas disciplinas não falam bem a língua uma da outra.

Um estudo global realizado pela BetterBriefs tornou este facto claro ao demonstrar a diferença de percepção que os profissionais de marketing e as agências criativas têm do briefing — um documento fundamental que liga ambos. Embora ambos concordem que é “difícil produzir um bom trabalho criativo sem um bom briefing de marketing”, discordam em tudo o resto. As agências criativas consideram que 75% dos briefing que recebem não são suficientemente bons, enquanto apenas 31% dos profissionais de marketing concordam. E ao passo que 78% dos profissionais de marketing acredita que os seus briefing contêm uma estratégia clara, apenas 5% das agências criativas concorda. Gráfico após gráfico, o estudo aponta para dois universos diferentes. O resultado são orçamentos desperdiçados, profissionais frustrados e um trabalho criativo prejudicado.

O briefing é apenas um exemplo, mas é bastante revelador. É óbvio que precisamos de formas melhores para falar uns com os outros, e isso começa com a compreensão do mundo de cada um. Os melhores trabalhos acontecem quando os profissionais de marketing compreendem o que o design pode trazer para a mesa e quando os designers compreendem os imperativos do marketing. Receio que não tenha havido grande mudança desde o estudo da BetterBriefs em termos de melhoria da comunicação entre as duas disciplinas.

A educação formal é imperativa. Infelizmente, cada disciplina segue o seu próprio percurso de formação em silos: é raro encontrar um curso de design numa escola de gestão, ou um curso de marketing numa escola de design. Os esforços para conjugar os dois são difíceis de coordenar, mas definitivamente possíveis. Gosto de falar sobre marketing com os alunos de design sempre que posso e de reunir os meus alunos (de gestão) para trabalharem com os alunos de design em projectos conjuntos. Os resultados são sempre gratificantes. Esperemos que este tipo de colaborações se torne a norma para um melhor entendimento entre o marketing e o design.

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