Fairy, Zara e IKEA entre as marcas mais recordadas em Portugal
Os conteúdos publicitários que os portugueses mais retêm na memória chegam-lhes através da televisão (68,2%). O outdoor é o segundo meio mais recordado (9%), à frente das redes sociais (7,4%), de acordo com o primeiro estudo InMarket2020 da MultiDados, referente a Janeiro deste ano.
A televisão é também apontada pelos portugueses como o meio onde preferem encontrar anúncios (66,3%), à frente do outdoor (7,1%), internet (6,4%) e redes sociais (6%). Questionados sobre o produto ou marca que viram pela última vez na televisão, os inquiridos pela MultiDados indicam Lidl (6,5%) e Nos (6,1%).
No que à rádio diz respeito, a Meo foi a resposta dominante, ao passo que no outdoor surge a McDonald’s. Em jornais e revistas, a Vodafone é a marca referida pelo estudo. Nos volta a aparecer em cinema, a Vodafone na internet, a Samsung nas redes sociais, a Prozis no campo dos influenciadores e a Wix no YouTube.
Por categorias, a Fairy leva a taça de marca ou produto responsável pela última publicidade vista pelos inquiridos da MultiDados, no primeiro mês deste ano, no que a detergentes diz respeito. A MultiOpticas surge na categoria de ópticas, a Zara na de vestuário, a Peugeot na de automóveis e a Worten na de informática.
O Continente, por seu turno, foi a marca mais mencionada na categoria de hiper e supermercados, também nesta pergunta do estudo. Meo lidera em telecomunicações, Bisolvon em saúde/medicamentos, Oikos em produtos alimentares, IKEA em lojas de bricolage/decoração, Perfumes & Companhia em estética/cosmética e Trivago em viagens e hotéis.
O estudo tem por base um inquérito realizado entre 1 e 20 de Janeiro a utilizadores a registados na plataforma online da MultiDados. Foram inquiridos maiores de 18 anos, de ambos os géneros, residentes em Portugal Continental e Ilhas.