FaceTime pode ser o próximo Zoom: Apple anuncia novas versões para Android e PC
Uma das grandes novidades anunciadas pela Apple durante o seu evento de ontem, o WWDC, envolve o lançamento de versões da aplicação FaceTime para dispositivos Android e para computadores com o sistema operativo Windows. Isto significa que a plataforma de videochamadas da Apple deixa de estar limitada aos utilizadores de iPhone ou iPad e passa a poder ser utilizada por um leque mais alargado de pessoas.
Poderá o FaceTime ser o próximo Zoom? Além de aumentar o raio de acção do FaceTime, a Apple desvendou também que vai proceder a algumas alterações, nomeadamente a introdução da partilha de links para reuniões agendadas. Desta forma, o anfitrião da videochamada pode partilhar o link da mesma com os restantes participantes antecipadamente.
Segundo o The Verge, ainda não há data fechada para o lançamento das novas versões, embora seja possível que cheguem no próximo Outono, em linha com o novo iOS 15. Por essa altura, o FaceTime também passará a ter uma funcionalidade que permite isolar a voz para melhorar a qualidade do som ou, ainda, a possibilidade de desfocar o fundo através do “modo retrato”.
Está prevista também uma ferramenta para conversas de grupo, designada SharePlay: a ideia é que os intervenientes de uma videochamada possam ver ou ouvir os mesmos conteúdos, em simultâneo. Para esta novidade, a Apple fechou parcerias com gigantes de entretenimento como Disney+, HBO Max, Hulu ou Twitch.