Facebook volta a cometer erros nas métricas

Depois de ter admitido inflacionar a média de visualizações dos vídeos, o Facebook revela, agora, que também tem apresentado resultados enganadores no que diz respeito aos vídeos em directo. Durante a transmissão de um vídeo, os utilizadores que assistem ao conteúdo podem ter várias reacções, uma vez que cada pessoa pode enviar um coração, por exemplo, em qualquer momento e não apenas uma vez.

Porém, na coluna “Reactions on Post”, referente às reacções registadas em cada publicação e disponível na secção Page Insights, o Facebook mostra apenas uma reacção por cada utilizador. A rede social explica que colocou as reacções extra, por engano, na coluna “Reactions from Shares of Post”, dedicada às partilhas de publicações.

Ainda assim, o Facebook assegura que as contagem total estava e estão correctas, aparecendo apenas no local errado, e que já estão a trabalhar para corrigir a falha. Os vídeos transmitidos em directo a partir de meados deste mês já disponibilizarão as métricas nas colunas que lhes são destinadas. Como resultado, as “Reactions on Post” deverão aumentar uma média de 500% e as “Reactions from Shares of Post” deverão recuar uma média de 25%.

Na mesma publicação em que é admitido mais um erro, o Facebook anuncia ainda que está a introduzir algumas alterações na criação de anúncios. Quando se cria uma campanha nova, os anunciantes encontram uma estimativa do potencial total de alcance e outra referente ao alcance diário. A forma como estes números são gerados passará a contabilizar melhor as múltiplas plataformas (Facebook, Instagram e Audience Network). Segundo a rede social, os anunciantes não deverão encontrar mudanças superiores a 10% nos resultados apresentados, face à metodologia anterior.

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