Facebook ultrapassado na corrida do metaverso? Microsoft apresenta mundo virtual “sem pernas”

O Facebook anunciou, na passada quinta-feira, uma nova marca corporativa, que servirá para designar a empresa que detém plataformas como o Facebook, Instagram e WhatsApp. Meta é o nome escolhido em referência ao conceito de metaverso, que deverá ser o futuro da companhia. No entanto, a Microsoft parece estar na mesma corrida.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirma que a tecnológica que lidera está a desenvolver soluções neste âmbito: «O metaverso está aqui e não está só a transformar a forma como vemos o mundo, mas também como participamos nele – desde a fábrica à sala de reuniões.»

Num vídeo partilhado no Twitter, o responsável adianta que a primeira ferramenta a colher os frutos do trabalho desenvolvido será o Mesh for Microsoft Teams. A ideia é que todos os participantes numa reunião via Teams possam ter acesso a uma experiência imersiva partilhada.

Para isso, foi criado um espaço virtual que servirá de palco a todas as interacções através do Mesh for Microsoft Teams e que está a dar que falar por apresentar pessoas sem pernas. No exemplo divulgado, dois avatares compostos apenas por tronco, cabeça e membros superiores mostram as potencialidades da novidade.

O facto de os avatares não terem pernas não passou despercebido à comunidade online, que rapidamente começou a fazer perguntas. Em resposta aos comentários, Frank X. Shaw, vice-presidente de Comunicações da Microsoft, explica que estes ainda são avatares 2D e que serão necessários mais sensores para captar os movimentos reais de mãos e pernas. É, ainda assim, «um primeiro passo muito real».

Artigos relacionados