Facebook testa pequenas redes sociais para grupos de vizinhos
Sabe o nome do seu vizinho do lado? O Facebook quer quer os seus utilizadores conheçam as pessoas que vivem na mesma rua ou até no mesmo quarteirão e, para isso, desenvolveu uma nova proposta assente em pequenas plataformas: uma para cada vizinhança.
Segundo avança o The Verge, o Facebook confirmou esta semana que está a testar uma solução que encoraja os internautas a publicar e partilhar notícias em redes sociais miniatura focadas em áreas geográficas específicas. Os utilizadores podem criar perfis com algumas informações para se apresentarem aos vizinhos, sendo que estes dados serão apresentados a todas as pessoas que vivem nas proximidades e não apenas a amigos.
“Neighborhoods” é o nome escolhido para a novidade, que para já está a ser apenas testada em Calgary, no Canadá. Se a experiência correr bem, poderá ser alargada a mais mercados.
«Mais do que nunca, as pessoas estão a usar o Facebook para participar nas suas comunidades locais. Para ajudar a tornar isto mais fácil, estamos a lançar um teste limitado de Neighbordhoods, um espaço dedicado no Facebook para as pessoas se ligarem aos seus bairros», explica porta-voz do Facebook à Bloomberg.
No fundo, o que o Facebook propõe é alargar os grupos de vizinhos que já existem informalmente na sua plataforma, criando áreas dedicadas e que tembém podem ter uma componente de monetização: o Facebook irá aproveitar a informação detalhada sobre a localização de cada pessoa para apresentar anúncios mais relevantes.
Facebook is taking on NextDoor with a NEW ‘Neighborhoods’ feature! 🏘🏡
h/t Leon Griggs / https://t.co/oHkIdU6nbC pic.twitter.com/OHYMW1ig9I
— Matt Navarra (@MattNavarra) October 20, 2020