Facebook terá Timeline para marcas
O Facebook vai lançar os seus perfis de Timeline para marcas ainda este mês, nos EUA, noticia o AdAge. Em Setembro a rede social de Mark Zuckerberg apresentou profundas transformações das páginas de perfil aos seus mais de 800 milhões de utilizadores, com o formato Timeline, que permite retratar toda a história dos utilizadores na rede social. Desde então tem vindo a ser implementada progressivamente, e os utilizadores ainda têm a possibilidade de optar pelo tipo de perfil que querem ter. Por altura daquele anúncio, a empresa afirmou que iria aguardar até apresentar uma nova proposta para marcas. O vice-presidente de Marketing e Parcerias de Negócio do Facebook, David Fischer, garantiu então que o Timeline para marcas seria “consistente” com o aspecto e usabilidade do Timeline para utilizadores, mas não uma cópia exacta.
A versão beta das novas páginas para marcas vai arrancar com uma série de parceiros, sendo depois alargada, por fases, a mais marketeers, revelam fontes próximas da empresa. O Facebook, por sua vez, escusou-se a comentar este produto e a data do seu lançamento.
Mas como será o Timeline para marcas? Por um lado, as tabs e aplicações a que os marketeers recorrem actualmente nas suas páginas de Facebook para vender produtos e realizar inquéritos podem transformar-se em categorias na Timeline.
A mudança de formato poderá também passar pela maior liberdade atribuída às marcas para o desenvolvimento das suas próprias aplicações, com expressões que vão além do “Like”. Além disso, o Timeline poderá promover a utilização e desenvolvimento de aplicações como a “Open Graph”, que permite aos anunciantes atingir os seus utilizadores pelo que estes ouvem, para onde viajam, pelo que compram, entre outros. Até porque, no fundo, a actividade in-app, que potencia a segmentação da publicidade, é uma área de crescente interesse para o Facebook. Outra das vantagens deste formato de perfil para as insígnias acaba por ser a possibilidade de incluir numa só página todo o percurso da sua história.
Mais detalhes sobre esta proposta só serão conhecidos no dia 29 deste mês, em Nova Iorque, no âmbito do primeiro evento fMC, dedicado a marketeers.