Facebook tem novas ferramentas para criadores
O vídeo está a ganhar um papel cada vez mais preponderante no Facebook, cenário que levou a rede social a desenvolver novas ferramentas para criadores – que querem utilizar a plataforma como substituto ou complemento ao YouTube.
A primeira novidade surge sob a forma de aplicação. O Facebook Creator apresenta-se como uma “one-stop-shop” para criadores: permite criar vídeos originais, transmitir em directo com recurso a funcionalidades exclusivas e comunicar com a audiência. Tudo isto a partir do seu bolso, ou seja, do smartphone, como indica Chris Hatfield, Product manager de vídeo do Facebook.
No que diz respeito às transmissões em directo, por exemplo, o Facebook Creator permite adicionar introduções e conclusões aos vídeos e personalizar live stickers. No campo da interacção com a audiência, os criadores vão poder beneficiar de uma só caixa de entrada com as mensagens do Facebook, Instagram e Messenger.
Destaque ainda para o separador dedicado a insignts. Aqui, os criadores têm acesso a métricas e dados analíticos sobre os conteúdos de vídeo que partilharam e os seus fãs. Para já, o Facebook Creator está disponível apenas para iOS, em todo o mundo. Ao longo dos próximos meses, chegará também aos dispositivos Android.
A par da aplicação, o Facebook desenvolveu um website só para criadores, com dicas e conselhos sobre como construir vídeos com impacto. Em Facebook for Creators, encontram-se também respostas para algumas das perguntas mais comuns e uma comunidade com acesso antecipado a novas ferramentas.