Facebook suspende recolha de dados do WhatsApp
O Facebook suspendeu a recolha de dados, a nível europeu, dos utilizadores do WhatsApp tendo em vista propósitos publicitários. A medida surge como resposta às preocupações expressadas pela Comissão Europeia, de acordo com o Financial Times.
A suspensão, que teve início na semana passada, servirá para ambas as partes resolverem o problema: «Esperamos continuar as nossas conversações detalhadas com o Comissário de Informação do Reino Unido e outras entidades oficiais de protecção de dados e permanecemos abertos à colaboração para abordar outras questões», refere o Facebook, citado pela mesma publicação.
A preocupação da Comissão Europeia está relacionada com a mudança das políticas de privacidade do WhatsApp, em Agosto deste ano. Nessa altura, a aplicação anunciou que passaria a fornecer informações como número de telefone à empresa-mãe, o Facebook.
Na opinião de Elizabeth Denham, comissária para a Informação, os utilizadores não receberam informação suficiente para realizar uma escolha consciente. Não sabem o que o Facebook pretende fazer com o seus dados e, por isso, o consentimento dado ao WhatsApp não é válido.