Facebook rejeitou mais de 2 milhões de anúncios relacionados com eleições
Cerca de 2,2 milhões de anúncios que procuravam de alguma forma obstruir as próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América foram rejeitados pelo Facebook e Instagram. Segundo Nick Clegg, vice-presidente do Facebook, foram ainda retiradas 120 mil publicações pelo mesmo motivo.
Citado pela Agence France-Presse (AFP), o responsável indica que o Facebook colocou também alertas em 150 mil publicações, avisando os utilizadores de que estariam perante informações falsas. «35 mil funcionários cuidam da segurança das nossas plataformas e contribuem para as eleições (…). Estabelecemos parcerias com 70 meios especializados, incluindo cinco em França, para a verificação de informação», avança ainda Nick Clegg.
O Facebook tem sido alvo de críticas por alegadamente ter sido palco de campanhas de manipulação nas eleições que colocaram Donald Trump na Casa Branca, em 2016. Para evitar novas acusações, está a aumentar os esforços no sentido de evitar episódios deste tipo.
Além dos colaboradores dedicados ao tema e das parcerias firmadas, o Facebook recorre também a inteligências artificial para melhorar a segurança das suas plataformas. De acordo com o vice-presidente, esta tecnologia já «tornou possível eliminar biliões de publicações e contas falsas, ainda antes de serem reportadas pelos utilizadores».