Facebook reforça luta contra suicídio
O Facebook considera estar numa posição ímpar para ajudar a ligar pessoas em perigo a pessoas que podem oferecer apoio. É desta premissa que a rede social parte para actualizar as suas ferramentas e recursos desenvolvidos a pensar em utilizadores que podem estar a pensar em suicídio.
A partir de hoje, o Facebook dispõe de ferramentas que prometem prevenir o suicídio em situações de transmissão em directo, via Facebook Live. Os utilizadores a assistir a um vídeo em directo que detectem uma situação de perigo podem entrar em contacto directo com quem está a transmitir ou reportar o conteúdo ao Facebook.
Além disso, passa a existir um chat disponível permanentemente com organizações especializadas neste tipo de problemas do outro lado. Por fim, a plataforma melhorou, com recurso a inteligência artificial, a resposta dada a casos reportados pelos utilizadores relativamente a este tema.
Dados divulgados pelo Facebook, no seu blog oficial, revelam que ocorre uma morte por suicídio a cada 40 segundos e que o suicídio é a segunda principal causa de morte na faixa etária dos 15 aos 29 anos.