Facebook Reels chega hoje a Portugal para rentabilizar a produção de conteúdos

Chega hoje a mais de 175 países, incluindo Portugal, o Facebook Reels, apresentado como uma forma de os criadores de conteúdo rentabilizarem aquilo que produzem. De acordo com a empresa, o vídeo representa quase metade do tempo que as pessoas passam no Facebook, sendo o Reels o formato de conteúdo da Meta que mais cresce, tanto nesta rede social como no Instagram.

A novidade chega acompanhada do lançamento em mais países, além dos EUA, do “Reels Play Bonus Program”, um programa que paga aos criadores elegíveis mais de 35 mil dólares por mês com base nas visualizações dos seus Reels. Além disso, e de forma a diversificar a rentabilidade do conteúdo, a empresa também está a criar novas opções de monetização sustentáveis para o Facebook Reels através da partilha de receitas de anúncios e do apoio dos fãs, segundo é revelado em comunicado.

A gigante tecnológica está também a expandir os testes de anúncios in-stream no Reels – anúncios que remetem para acções ou links externos – para todos os criadores ao longo das próximas semanas. Esta forma de publicidade assumirá duas formas: anúncios de banner que aparecem como uma sobreposição semi-transparente na parte inferior do anúncio e anúncios com sticker (uma imagem estática que pode ser colocada em qualquer parte do Reels). Estes anúncios com pequenas interrupções permitem que os criadores fiquem com uma parte da sua receita.

Outro teste que irá arrancar nas próximas semanas é o “Stars in Reels”, que permite às pessoas comprarem e enviarem “Estrelas” enquanto assistem aos Reels, dando a possibilidade a quem vê de remunerar o criador de conteúdo durante uma transmissão. Tanto os anúncios in-stream como as “Estrelas” foram desenhados para que, à medida que mais pessoas vêem e reagem aos Reels, maior seja a rentabilização para os criadores.

A Meta vai lançar ainda ferramentas de controlo de adequação à marca, incluindo “Publisher Lists”, “Blocklists”, “Inventory Filters” e “Delivery Reports for Banner and Sticker Ads”, para que os anunciantes tenham um maior controlo sobre o local onde surgem os seus anúncios. Além disso, desde Outubro que começaram a ser feitos testes para anúncios imersivos em ecrã completo entre Reels, estando o lançamento previsto para os próximos meses. O objectivo é o mesmo que o do conteúdo orgânico no Facebook: “que as pessoas comentem, reajam, partilhem ou simplesmente ignorem”, explica a empresa, em comunicado.

A par destas novidades, surgem novas ferramentas de edição de Reels, que vão permitir aos criadores aceder ao remix (incluir parte ou a totalidade do Reels de outra pessoa), aos reels de 60 segundos, aos rascunhos (criar um Reels e guardá-lo como rascunho) e ao video clipping (ferramentas de recorte de vídeo). Adicionalmente, a Meta está a explorar novas formas de facilitar a partilha de Reels simultaneamente no Facebook e Instagram, ou seja, crossposting.

Artigos relacionados