Facebook quer pôr toda a gente a falar com bots

Depois de, há um ano, ter introduzido os primeiros chat bots para o Messenger, o Facebook pretende agora dar mais visibilidade a estes robots inteligentes que ajudam as marcas a responder mais rapidamente aos utilizadores. Para tal, acaba de anunciar a integração no Messenger de uma nova barra de pesquisa, a Discover, que permite aos utilizadores encontrarem mais rapidamente os bots das marcas com as quais pretendem entrar em contacto. Será ainda possível que várias pessoas falem com o mesmo bot em simultâneo.

Com estas novas ferramentas, a rede social pretende dar resposta ao rápido crescimento dos chat bots no Messenger: se em Julho do ano passado existiam cerca de 11 mil robots inteligentes na aplicação de mensagens instantâneas, neste momento são mais de 100 mil. Assim, através da barra Discover, os utilizadores podem pesquisar por bots ou aceder rapidamente aos últimos bots com os quais contactaram.

A novidade foi apresentada ontem durante o F8, o evento anual do Facebook em que developers e empresas se juntam para explorar o futuro da tecnologia, e que termina hoje.

«Os números podem ser impressionantes, mas não reflectem imediatamente o impacto que os bots do Messenger têm tido na vida das pessoas em todo o mundo. Desde bots tradutores que ajudam refugiados a outros que são capazes de responder a questões relacionadas com a saúde – a criatividade e visão da nossa comunidade de developers tem sido fantástica», sublinha David Marcus, VP of Messenger do Facebook, numa nota publicada no blogue oficial do Facebook.

Por enquanto apenas disponível nos EUA, a funcionalidade Discover estará em breve disponível na página inicial do Messenger. Para além dos bots, esta barra permitirá ao utilizador explorar lugares de interesse, experiências ou serviços perto da sua localização. Os mesmos estarão divididos por categorias, como Notícias, Entretenimento ou Finanças.

Para além disso, o Facebook anunciou ainda a introdução das Chat Extensions, uma nova funcionalidade que permitirá colocar várias pessoas a conversar em simultâneo com o mesmo chat bot. “Se está entusiasmado com uma nova música, pode agora adicionar um bot directamente num grupo e partilhar a conversa e a experiência com os seus amigos”, exemplifica o Facebook, acrescentado que esta funcionalidade irá “viralizar” os bots. Spotify, OpenTable, Food Network, NBA ou Wall Street Journal são algumas das marcas que já se associaram à nova ferramenta, mas “muitas mais estão a caminho”, promete a rede social.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...