Facebook quer dar mais destaque às notícias
A rede social Facebook prepara-se para introduzir algumas alterações que em breve irão permitir aumentar a frequência com que links para artigos aparecem no News Feed.
De acordo com o Facebook, cada vez mais pessoas obtêm notícias através desta rede social – só no ano passado o tráfego médio de referências do Facebook para sites de media mais do que triplicou. “Reparámos que as pessoas gostam de ver artigos no Facebook, por isso estamos mais atentos aos aspectos que contribuem para conteúdos de alta qualidade e à frequência com que os artigos são clicados nos dispositivos móveis. Isto significa que pode começar a ver links para artigos com maior frequência (em especial nas plataformas móveis)”, explica o Facebook no seu blogue oficial, numa nota assinada por Varun Kacholia, gestor de engenharia, e Minwen Ji, engenheiro de software.
Segundo os responsáveis, as pesquisas internas mostram que, ao nível dos conteúdos, a maioria das pessoas prefere ver artigos de elevada qualidade sobre acontecimentos actuais, as suas equipas desportivas favoritas ou interesses partilhados do que conhecer os mais recentes memes (conteúdos que se tornam virais na internet). “Em breve, vamos ser mais eficazes na distinção entre artigos de elevada qualidade num website e um meme em forma de fotografia que o obriga a ir parar a outro sítio que não o Facebook nas plataformas móveis. Isto significa que os artigos de elevada qualidade que lê ou que os outros lêem vão aparecer de forma um pouco mais proeminente no News Feed, enquanto os memes podem aparecer menos”, esclarece a rede social.
Será ainda possível, após clicar num link para uma notícia, obter até três artigos relacionados, por forma a ajudar os utilizadores a aceder a mais conteúdos do seu interesse. Além disso, as notícias poderão ressurgir na News Feed cada vez que um amigo faça um comentário.