Facebook pode gerar cerca de 900 ME com anúncios mobile
O Facebook pode arrecadar cerca de 1,2 mil milhões de dólares (cerca de 900 milhões de euros) por ano com a venda de anúncios em dispositivos móveis nos EUA e nos cinco maiores mercados da rede social na Europa. As perspectivas são fruto de uma análise da consultora Mobile Square, que estima que as receitas por utilizador, no período de um ano, se cifrem nos 6,50 dólares (cerca de 4,90 euros).
Como noticia a Exame brasileira, o cálculo foi feito com base no número de pessoas com acesso à rede social através de tablets e smartphones. Só nos EUA, esse número ronda os 185,3 milhões de utilizadores, que se juntam aos de mercados como o francês, alemão, italiano, espanhol e britânico. A consultora atribuiu a cada perfil uma utilização média de 12 horas por mês. Uma média conservadora, como faz notar o mesmo meio, já que a comScore estima que cada utilizador dispenda 24 horas por mês para estar conectado.
Se a rede social disponibilizar um anúncio a cada 20 segundos, com o custo de 25 cêntimos de dólar cada (aproximadamente 19 cêntimos), arrecadaria em 12 meses, só no mercado americano, 653,7 milhões de dólares (493,7 milhões de euros). Os anúncios online reclamam uma fatia de 85% da fonte de receita da empresa. A aposta na publicidade em dispositivos móveis é uma tentativa do Facebook de gerar mais fontes de receita antes da sua abertura de capital.