Facebook “organiza” vida dos utilizadores em Timeline
A F8, conferência anual de responsáveis pelo desenvolvimento do Facebook, que teve ontem lugar em São Francisco, ficou marcada pela apresentação da Timeline. Um conceito de perfil que permite aos utilizadores desta rede social colocar toda a sua vida online, noticia o site Techtudo.
Esta ferramenta funcionará como uma história pessoal no Facebook, dividida em três partes: posts, aplicações e uma nova forma de publicar informações. E fará com que o layout do site se torne muito mais visual. As aplicações ficarão dispostas na vertical, organizadas de maneira a que seja possível ver qualquer tipo de acção partilhada com os utilizadores no Facebook.
Com o objectivo de reforçar o conceito do recentemente lançado Top Stories, em que os posts principais são os mais relevantes – e não os mais recentes -, passa assim a ser possível aceder a tudo o que é publicado por um utilizador, em ordem cronológica. Os conteúdos partilhados em rede durante o ano encontram-se divididos numa barra lateral, à direita. Ao clicar na página desejada, o utilizador é reencaminhado para o período em questão. Aqui, mais uma vez, só aparecem os posts principais, aqueles que a rede de Zuckerberg acredita definirem a identidade de cada um.
A navegação na Timeline permite a consulta de um mapa de lugares onde o utilizador já esteve, a comida que experimentou, um novo tipo de mural para eventos, uma secção de fotografias mais recentes, entre outros tipos de actividades.
A fotografia do cabeçalho é outra das novidades, e funciona como um header de um blogue, localizado no topo da Timeline, antes da fotografia do perfil.
Quem não quiser ter acesso – ou permiti-lo – a todas estas informações, pode recorrer a filtros, em qualquer conteúdo. Os chamados Timeline Views. E continuará a ser possível controlar e bloquear a visibilidade da Timeline, à semelhança do que é actualmente feito com os perfis.
Veja como funciona esta nova disposição de perfil.