Facebook muda de nome para Meta
A empresa que detém o Facebook acaba de entrar num novo capítulo. Tal como a Google que assumiu a designação Alphabet para distinguir a plataforma de todos os negócios que a empresa desenvolvia, também o Facebook muda oficialmente de nome para Meta. A rede social Facebook mantém-se, mas a companhia que a criou passa a ser conhecida como Meta.
Segundo foi explicado na conferência Connect 2021, trata-se de uma nova marca corporativa, pensada para reflectir o caminho percorrido até ao momento e, ainda, o futuro que a empresa quer construir. O nome escolhido significa “além” e, de acordo com Mark Zuckerberg, representa o compromisso da empresa no sentido de ir além daquilo que existe hoje.
«Estou orgulhoso do que construímos até agora e estou entusiasmado com o que vem a seguir – à medida que avançamos além do que é possível, além das restrições dos ecrãs, além dos limites da distância e da física, e em direcção a um futuro onde todos podem estar presentes uns com os outros, criar novas oportunidades e experimentar coisas novas. É um futuro que está além de qualquer empresa e que será feito por todos nós», afirmou o fundador e CEO da agora Meta.
O nome meta é também uma referência ao conceito de metaverso, descrito como um espaço virtual 3D social, onde se podem partilhar experiências imersivas com outras pessoas – mesmo que à distância. É nesse sentido que surgem novos projectos que pouco têm a ver com a rede social Facebook e que também motivaram o rebranding.
É o caso do investimento reforçado em realidade virtual e em realidade aumentada, que permitirá desenvolver novos equipamentos e aplicações que assentem nestas tecnologias do futuro.
Para representar a nova marca corporativa, foi criado também um novo logótipo em tons de azul, em jeito de homenagem à herança do Facebook. Segundo é indicado em comunicado, foi projectado para ser exibido em 3D, ganhando vida no metaverso.