Facebook muda de imagem e diz adeus ao azul
Ao longo das próximas semanas, os utilizadores do Facebook serão brindados com um novo grafismo. A rede social fundada por Mark Zuckerberg despede-se da barra de menus azul para adoptar uma nova imagem, mais simples e com o branco como tom predominante.
As novidades, que incluem também ferramentas e funcionalidades ainda em teste, foram anunciadas na F8, conferência que o Facebook organiza todos os anos para dar a conhecer aquilo que vai desenvolvendo internamente. A par da alteração cromática, a rede social redesenhou o “F” que utiliza como ícone de modo a torná-lo mais moderno. Este será, a partir de agora, o único elemento azul do Facebook.
Além da mudança visual, foi revelado um novo foco: as comunidades da plataforma – também conhecidas como Grupos – serão as estrelas do Facebook. O objectivo é fortalecer a construção de laços sociais, equiparando os grupos online aos amigos e familiares na vida real.
De acordo com a AdAge, as várias alterações poderão representar a vontade do Facebook em começar de novo, distanciando-se das polémicas de que tem sido alvo, nomeadamente em termos de privacidade. Sobre esse tema, Mark Zuckerberg também deixa uma promessa: «Acredito que o futuro é privado (…) Este é o próximo capítulo dos nossos serviços.»
Na F8, o Facebook revelou também que está a trabalhar na unificação das diferentes plataformas que detém, incluindo Instagram e WhatsApp. A ideia é que a interacção entre os utilizadores destas redes sociais seja mais fluída.