Facebook lidera em notoriedade mas a concorrência cresce
O Facebook mantém-se como a rede social com maior notoriedade espontânea, bem como com mais utilizadores. Mas as plataformas concorrentes estão em ascensão.
Segundo estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest, o Facebook revela-se a rede social com mais referências espontâneas por parte dos inquiridos, com um registo de 98,5%, após questionados sobre quais as redes sociais que conhecem. No entanto, este valor representa uma ligeira quebra face aos 99,6% de notoriedade verificados em 2020.
O Instagram, que mantém a sua notoriedade em crescimento, regista 89,6% de referências espontâneas. É um número considerável quando, há cinco anos, , a notoriedade do Instagram em Portugal situava-se nos 54,9%.
O Twitter mantém a terceira posição no índice de notoriedade espontânea, com 57.5%. Já o TikTok, que foi analisado pela primeira vez em 2020 por este estudo da Marktest –, sobe agora para o quarto lugar, com 32.2% de referências, Por úlitmo, o WhatsApp ocupa a quinta posição das redes sociais mais referidas de forma espontânea, com 27.5%.
O estudo revela ainda que os portugueses têm, em média, contas em seis redes sociais, mais do dobro da média verificada em 2011, aquando da primeira edição deste estudo. Já entre os mais jovens, a média traduz-se na presença em nove redes sociais.
Neste parâmetro, o Facebook também domina em Portugal, com 93.4% dos utilizadores de redes sociais a afirmarem ter perfil criado nesta rede, representando um um crescimento de 1,2% face a 2020. Seguem-se o WhatsApp, com 82.6% dos utilizadores (mais 2,6%) e o Instagram, que se mantém como a terceira rede mais utilizada, com 76,1% (mais 2,8%).
O Twitch e Telegram destacam-se são as redes sociais cuja penetração em Portugal mais cresceu durante o último ano. O Twitch duplicou os valores do ano anterior, para os 10,1%, enquanto o Telegram quase duplicou a penetração e atingiu os 21,9%.