Facebook lança projecto jornalístico

São três os eixos em que assente o recém-lançado The Facebook Journalism Project: desenvolvimento colaborativo de novos produtos, formação e ferramentas para jornalistas e, por último, formação e ferramentas para todas as pessoas. O novo projecto serve de resposta da rede social de Mark Zuckerberg ao fenómeno das notícias falsas.

Fidji Simo, director de Produto do Facebook, explica que a iniciativa é a forma que encontraram de fortalecer a relação entre o Facebook e a indústria da informação. «Vamos colaborar com organizações noticiosas para desenvolver produtos, aprender com jornalistas sobre como melhorar a nossa parceria e trabalhar com publishers e educadores no sentido de equipar as pessoas com o conhecimento necessário para serem leitores informados na era digital», conta o responsável no blog da rede social.

Quanto ao primeiro eixo, Fidji Simo esclarece que o The Facebook Journalism Project vai apostar em novos formatos de storytelling, notícias locais, modelos de negócio emergentes e hackathons. Vai também garantir que mantém uma porta aberta para as opiniões e sugestões de todas as partes envolvidas.

O segundo eixo terá por base a criação de novas ferramentas para os jornalistas e programas de formação, incluindo cursos de e-learning. Por fim, o terceiro eixo passa por promover a literacia informativa dos utilizadores e manter os esforços no sentido de combater o surgimento de notícias falsas.

Artigos relacionados