Facebook, Google, Twitter e AOL juntos contra má publicidade

As empresas Google, Facebook, Twitter, AOL e IAB (Interactive Advertising Bureau) criaram a Ads Integrity Alliance, uma associação que pretende combater a “má publicidade”, reduzindo a quantidade de spam na web, e garantir a credibilidade do marketing na internet.

Segundo o site oficial da Stop Badware, organização sem fins lucrativos que promoveu o projecto, a “aliança” começará por criar um documento que defina e classifique o que pode ser considerado boa ou má publicidade.

Como informa a Exame brasileira, com base no plano que será traçado as empresas associadas poderão partilhar informações sobre as entidades que estiverem a disseminar na internet publicidade falsa, malware e anúncios prejudiciais aos consumidores.

«Nenhuma empresa individual ou entidade de aplicação da lei pode, sozinha, eliminar esses maus actores de toda a web», defendeu Eric Davis, gestor global de Políticas Públicas da Google, no blogue da empresa. O profissional reforçou mesmo que em 2011 a gigante tecnológica desactivou mais de 130 milhões de anúncios e 800 mil anunciantes que violaram as suas políticas, tanto nos sites da Google como nos dos seus parceiros, com anúncios que promoviam produtos contrafeitos e malware, por exemplo.

«Como o StopBadware demonstrou, a melhor forma de resolver os problemas comuns a uma rede altamente interconectada e de fazer a web avançar é fazer com que a indústria trabalhe junta, construa as melhores práticas e sistemas e simplifique a partilha de informações», continuou Eric Davis.

De referir que a Stop Badware foi criada em 2006 e tem vindo a trabalhar no sentido de permitir aos fornecedores de software, sites e prestadores de serviços a partilha de informações em tempo real. O objectivo é alertar os utilizadores e eliminar da internet malwares, como vírus, sites de phishing e downloads nocivos, por exemplo.

Artigos relacionados