Facebook faz as pazes com a Austrália e põe fim ao bloqueio de conteúdos noticiosos

O Facebook e o governo australiano chegaram a acordo relativamente à partilha de conteúdos noticiosos nas redes sociais da empresa liderada por Mark Zuckerberg. Segundo é explicado em comunicado, o Facebook irá pôr fim ao bloqueio das páginas de meios de informação na sequência das negociações.

«Estamos satisfeitos por o governo australiano ter concordado com algumas alterações e garantias que lidam com as nossas principais preocupações sobre permitir acordos comerciais que reconhecem o valor que a nossa plataforma providencia aos publishers», explica William Easton, managing director do Facebook Australia & New Zealand.

O mesmo responsável adianta que o acordo permite ao Facebook investir em jornalismo de interesse público e trazer de volta as notícias ao Facebook na Austrália, no decorrer dos próximos dias.

Segundo a CNBC, as alterações referidas dizem respeito a mudanças que o primeiro-ministro Scott Morrison apresentou à proposta de lei que sugere que gigantes tecnológicas como Facebook e Google paguem pelos conteúdos noticiosos partilhados nas suas plataformas. O que muda? Caso a lei seja aprovada, o governo terá em consideração acordos comerciais que as plataformas digitais já tenham feito com publishers locais, por exemplo, para que não tenham de pagar duas vezes.

O governo australiano compromete-se também a dar às plataformas um mês antes de anunciar a sua decisão final. Além disso, haverá um período de dois meses para que as plataformas e os publishers possam criar parcerias antes de ser necessário o governo intervir.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...