Facebook e TikTok bloqueiam hashtags usadas para espalhar teorias de conspiração
As eleições presidenciais dos EUA ainda decorrem e à medida que o tempo passa também aumentam as teorias de conspiração e a desinformação na internet. O Facebook e o TikTok já estão, porém, a bloquear hashtags associadas a este tipo de conteúdos, de forma a evitar a sua disseminação.
De acordo com o TechCrunch, as hashtags bloqueadas dizem respeito, por exemplo, a acusações de que o Partido Democrata de Joe Biden estará a manipular as eleições: #sharpiegate e #stopthesteal são algumas das hashtags abrangidas por esta medida. Se um utilizador tentar pesquisar por qualquer uma delas será impedido e no Facebook ainda surge também um aviso de que o conteúdo pretendido vai contra os padrões de comunidade da rede social.
O TikTok, por seu turno, indica ao The Verge, que bloquear estas hashtags faz parte do processo normal de moderação da plataforma e da sua abordagem à desinformação e discurso de ódio. Sobre estas duas hashtags em específico, porta-voz do TikTok explica que foram bloqueadas porque publicações com #sharpiegate e #stopthesteal violam frequentemente as políticas da rede social relativamente a informações que possam ser enganadoras.
Quanto ao Twitter, não há sinais de acções semelhantes, sendo que porta-voz da plataforma adianta ao The Verge que o Twitter não tem por hábito bloquear hashtags. No entanto, poderá prevenir que hashtags que violem as suas políticas se transformem em tendência.