Facebook é a app que os portugueses com redes sociais mais abandonaram no último ano

Quase um em cada quatro portugueses que utiliza redes sociais assume que deixou de usar alguma rede social ao longo do último ano. A conclusão é do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido anualmente pela Marktest, que revela que 23,5% dos inquiridos abandonou pelo menos uma das redes que antes costumava utilizar.

Entres estes utilizadores que dizem ter abandonado alguma rede social, o Facebook foi a plataforma que recolheu maior número de referências, seguida do TikTok, Snapchat, Twitter (agora X) e Messenger.

Quando questionados sobre as motivações deste abandono, a falta de interesse foi o principal motivo indicado (29,4%). Embora este comportamento de abandono de alguma rede social apresente um ligeiro crescimento face aos dados de 2022 (quando se situava pouco acima dos 20%), a verdade é que o uso de redes sociais continua fortemente enraizado na sociedade portuguesa.

Em Portugal, o Facebook continua a ser relevante: 89,6% dos utilizadores de redes sociais no País afirma ter perfil criado na rede criada por Mark Zuckerberg, que se mantém como a rede social com maior penetração entre os portugueses. Ainda assim, observa-se um decréscimo nesta plataforma, que em 2022 registava 94,4% de referências.

Na segunda posição encontra-se o WhatsApp onde têm perfil criado 88% dos utilizadores de redes sociais em Portugal, o que representa um crescimento de mais de 4 pontos percentuais face ao ano passado. O Instagram mantém-se também como a terceira rede, com 80,5% de referências.

No que diz respeito ao número médio de redes sociais onde os portugueses têm perfil criado ou possuem conta, em 2023 esse registo manteve-se em 6, o dobro do observado dez anos antes. Entre os mais jovens, o número médio sobe para 9 redes sociais.

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